casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Os probióticos funcionam com estreptococos?

A faringite estreptocócica é causada por bactérias do gênero Streptococcus que infectam sua garganta e cavidade oral, causando um tipo de dor de garganta extremamente doloroso. Alguns tipos de probióticos podem ser usados ​​para ajudar a prevenir infecções na garganta. No entanto, existem algumas preocupações de segurança com o uso de probióticos, e você deve conversar com seu médico antes de consumir qualquer tipo de suplemento probiótico.

O que são probióticos?

Partes do seu corpo naturalmente contêm algumas bactérias que são capazes de sobreviver sem causar infecções. Em alguns casos, essas bactérias podem ser benéficas porque têm a capacidade de inibir o crescimento de bactérias infecciosas. Probióticos são suplementos que são projetados para aumentar os níveis dessas bactérias benéficas. Na maioria dos casos, os probióticos são projetados para aumentar os níveis de bactérias em seus intestinos, mas alguns produtos probióticos são projetados para proteger sua boca e garganta.

BLIS K12

Uma cepa de bactéria conhecida como BLIS K12 é De acordo com o site BLISK12.com, esta variedade de bactérias, que também é chamada de Streptococcus salivarius, pode ajudar a prevenir casos de infecções na garganta e também pode ser útil na prevenção ou tratamento do mau hálito. Ao impedir que as formas patogênicas do Streptococcus entrem na garganta, este suplemento probiótico pode ser eficaz no tratamento da infecção bacteriana da garganta.

Eficácia O mecanismo pelo qual o Streptococcus salivarius pode prevenir a infecção da garganta é explicado em um artigo de 2009 em "Future Medicine". Esta bactéria segrega substâncias conhecidas como bacteriocinas. As bacteriocinas são proteínas que possuem propriedades antibacterianas. Como resultado, o Streptococcus salivarius não só poderia expulsar as bactérias infecciosas da cavidade oral, como também poderia matar ou retardar o crescimento de bactérias nocivas, ao segregar bacteriocinas.

Considerações

Embora os probióticos sejam usado por muitos como uma forma de prevenir infecções bacterianas, eles também podem causar algumas infecções. Um artigo de 2006 em "Applied and Environmental Microbiology" observa que Streptococcus salivarius pode entrar na corrente sanguínea após o trabalho dentário e escovação vigorosa dos dentes. No entanto, este artigo concluiu que o potencial de Streptococcus salivarius causar infecções é baixo. Como este é um suplemento probiótico relativamente novo, você deve conversar com seu médico antes de tomar qualquer produto com BLIS K12 ou outros probióticos orais. Estes produtos também não devem ser usados ​​como substitutos de antibióticos para casos já existentes de infecções estreptocócicas.