casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Quais são os benefícios da comunicação terapêutica?

A comunicação terapêutica é uma forma de interação que enfoca a saúde emocional e física e as necessidades de um paciente. Esse modo intencional de interação verbal é uma maneira de resolver conflitos emocionais que afetam pacientes com distúrbios mentais. Os profissionais de saúde usam esse processo para enfatizar interações explícitas e sem julgamento, que permitem aos indivíduos sentirem uma sensação de segurança ao compartilharem suas emoções. A comunicação compassiva pode ser benéfica no processo de cura.

Incentiva a interação positiva

Incentivar o paciente a se expressar permite uma idéia mais sucinta das tendências emocionais do cliente e ajuda a determinar a abordagem de tratamento mais benéfica. Ao exemplificar empatia, respeito e uma atitude sem julgamento, você promove o lado favorável da auto-expressão e inspira um relacionamento de confiança mútua. Ugo Uche, um conselheiro profissional especializado no tratamento de adolescentes problemáticos, discute o poder da empatia na terapia em "Psychology Today". Ele diz que demonstrar compaixão pelos clientes estimula a genuína preocupação e interesse pelo bem-estar dos outros e ensina os clientes a interagir de maneira construtiva com seus colegas.

Apoia a Responsabilidade Pessoal

Ensinando e fornecendo o paciente com as ferramentas de que precisa para reconhecer os desafios que enfrenta e melhorar as situações da vida, você capacita o cliente a tornar-se mais consciente de seu próprio comportamento e a corrigi-lo. O psicoterapeuta Richard A. Singer Jr., afirma em um artigo da Self Growth, que no processo terapêutico, você precisa estimular o crescimento nas áreas que o cliente gostaria de melhorar, em vez de obrigá-lo em qualquer direção específica. Se você aderir à sua própria agenda e se recusar a colaborar com o paciente, poderá instigar resistência no cliente e impedir o processo terapêutico. Por outro lado, quando você usa a abordagem pessoal da comunicação terapêutica, aumenta a probabilidade de que um cliente responda com competência ao aprender a lidar com seu distúrbio, regular seu humor, desenvolver sua autoconfiança e melhorar relacionamentos.

Promove a abertura

Quando as linhas de comunicação estão abertas, os pacientes são mais propensos a pedir ajuda e mais propensos a serem abertos sobre sintomas persistentes ou dificuldades que possam estar ocorrendo. O resumo honesto de um cliente sobre como a terapia a ajuda ou prejudica lhe permite uma oportunidade de abordar questões problemáticas imediatamente e reavaliar as opções de tratamento. Em sua colaboração com um estudo sobre os benefícios da terapia para pacientes suicidas, o psicólogo John S. Westfield concorda que a empatia na terapia incentiva o cliente a desenvolver e reforçar ferramentas terapêuticas benéficas - honestidade, comunicação aberta e autoconfiança. O uso da interação terapêutica permite que o paciente aprenda a chegar a suas próprias decisões e conclusões, reafirmando sua confiança em sua capacidade de fazer determinações significativas.

, , ] ]