casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Exemplos de Metas da Fala para Traumatismos Cerebrais Traumáticos

A lesão cerebral traumática (TCE) causa uma variedade de déficits, dependendo da extensão da lesão. O trabalho da equipe de reabilitação é ajudar o indivíduo a recuperar a independência nas atividades da vida diária (AVD). Como membro do hospital ou da equipe de pacientes externos, os fonoaudiólogos trabalham com as pessoas no uso e na compreensão da comunicação. Eles também se especializam em músculos do rosto, boca e garganta. Assim, os pacientes vão achar que as metas de fala para TBI cobrem fala, linguagem, cognição e deglutição.

Metas da fala

Danos nos nervos do cérebro que controlam os movimentos musculares podem levar à fala prejudicada. De acordo com a Associação Americana de Audiologia da Fala-Linguagem (ASHA), quando os sons da fala são arrastados, suaves, lentos e resmungados, a condição é conhecida como disartria. As metas para melhorar a inteligibilidade da fala para essa condição incluem melhorar o suporte da respiração, coordenação dos movimentos da língua e lábios e aumento da força muscular. Outra condição, conhecida como apraxia da fala, envolve dificuldade para sequenciar sons e sílabas. A pessoa sabe o que dizer, mas não consegue formar a palavra. Os objetivos incluem exercícios para praticar a fala correta e diminuir a velocidade da fala. Para déficits muito graves, os indivíduos podem precisar usar um dispositivo de comunicação aumentativo ou alternativo. Estes variam de quadros de imagem para sistemas de comunicação informatizados. O SLP treina pacientes no uso desses sistemas.

linguagem corporal, e o que dizer para manter uma conversa. A pessoa com TCE pode ter um efeito plano, mostrando pouca expressão e precisará de metas para melhorar. Uma boa linguagem social pode ajudar a compensar os problemas de inteligibilidade de fala. Contato com os olhos, expressões faciais apropriadas e gestos estabelecem significado, além da fala.

Objetivos da Comunicação Cognitiva

Para se comunicar, uma pessoa deve ser capaz de atender às informações e lembrar de eventos para discutir. Pessoas com TCE podem precisar de metas para melhorar a atenção, a memória de curto prazo, o planejamento e a organização, e formas de ensaiar informações para melhorar o processamento. Os indivíduos precisam poder voltar ao trabalho ou à escola, se possível, exigindo a capacidade de fazer perguntas apropriadas, focar e relembrar tarefas, números de telefone, nomes, a sequência de etapas de um projeto e questões de segurança.