casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Como lidar com um vício em drogas de maridos

Quando uma pessoa próxima a você, como seu marido, sucumbe a um vício em drogas, as conseqüências podem ser significativas. Seu marido pode perder seu emprego, não conseguir cuidar de seus filhos, afastar-se de seu relacionamento e começar a gastar cada vez mais tempo fora de casa e possivelmente em situações perigosas. A Associação Nacional de Saúde Mental informou que 3,6 milhões de pessoas em 2000 teriam preenchido os critérios diagnósticos de saúde mental para depender de drogas ilícitas. Pode parecer que você é o único que lida com um viciado em drogas, mas a realidade é que as drogas são poderosas e são conhecidas por tomar conta da vida de muitas pessoas.

Proteja-se. Ter um marido que é viciado em drogas pode colocá-lo em maior risco para uma série de coisas como violência doméstica, violência de traficantes, problemas financeiros e sérios riscos para a saúde. Tenha um lugar seguro para ir quando seu marido estiver intoxicado com drogas. Evite interagir com seu marido quando ele está intoxicado. Mantenha uma fonte de renda que seja apenas sua. Não compartilhe contas bancárias com seu marido. Se você suspeitar que traficantes de drogas estão em sua casa, ligue para a polícia. Use proteção quando você se envolver em atividade sexual com seu marido se ele usar agulhas para tomar drogas; isso diminuirá suas chances de contrair uma DST.

Fale com seu marido sobre o vício em drogas quando ele estiver sóbrio. Informe-o como isso está afetando negativamente o seu relacionamento. Diga-lhe que teme que seu vício em drogas o leve a morrer ou a ferir gravemente outra pessoa. Segundo a Associação Nacional de Saúde Mental, 14.000 americanos perdem suas vidas por abuso de drogas anualmente.

Peça ajuda a ele. O MayoClinic.com informa que há várias opções de tratamento diferentes para uma pessoa viciada em drogas, incluindo programas ambulatoriais e programas de internação, que ajudarão a pessoa a alcançar a sobriedade e permanecer sóbria. Informe seu marido sobre suas diferentes opções de tratamento. Sugira que seu marido converse com um médico sobre encaminhamento para tratamento.

Envolva outras pessoas próximas e que se importem com seu marido. Faça com que outras pessoas de apoio e de confiança conheçam o problema do abuso de drogas do seu marido. Peça-lhes que ofereçam seu apoio e, se ele não se envolver no tratamento, peça-lhes que iniciem o tratamento.

Dica

Se o seu marido não concordar em parar de usar drogas, pode ser necessário avaliar se você deve permanecer no relacionamento. Se houver crianças envolvidas, pode ser necessário que você deixe o seu marido até que ele decida obter a sobriedade a fim de garantir sua segurança.