casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Jogging aos 60 anos de idade

Correr com a idade de 60 anos pode oferecer alguns benefícios surpreendentes para a saúde, mas antes de começar, você deve tomar algumas precauções importantes. Se você abordar sua rotina corretamente, você pode potencialmente adicionar anos à sua vida, mas se você exagerar, poderá se sujeitar a ferimentos graves e desnecessários.

Considerações

Se você acabou de completar 60 anos e já considere-se um corredor experiente, você pode manter sua rotina apenas contanto que você ouça seu corpo e evite exagerar. Se você começar a se sentir cansado, tonto, desidratado ou sem fôlego, comece a relaxar sua rotina. Se, no entanto, você viveu um estilo de vida relativamente sedentário até este ponto e está considerando um novo regime de corrida, consulte seu médico e faça um exame físico de rotina. Um médico pode detectar quaisquer sensibilidades cardíacas, problemas pulmonares ou problemas de saúde em geral que possam impedi-lo de fazer jogging ou exigir que você comece com uma rotina muito leve.

Benefícios:

Movimentar-se com mais de 60 anos pode manter sua coração forte e impedir que seu corpo desgaste como tende a fazer nos anos do outono. Jogging pode ajudá-lo a manter sua massa muscular, coordenação, equilíbrio e resistência na vida cotidiana. O Dr. Roy Shephard, da Universidade de Toronto, analisou os dados existentes sobre os efeitos da atividade aeróbica na saúde de pessoas de meia-idade e idosos. Ele concluiu que a atividade aeróbica diária, como a corrida, pode atrasar o relógio biológico dos idosos em até 12 anos.

É claro que os idosos devem considerar o possível pedágio que o exercício vigoroso pode ter e tome as devidas precauções. Por exemplo, pessoas na faixa dos 60 anos têm uma proporção reduzida de água corporal, e isso pode contribuir para a desidratação durante a atividade física. Como resultado, você deve sempre levar água fria ao fazer jogging. Em segundo lugar, os idosos podem experimentar algumas perdas sensoriais, como visão e equilíbrio reduzidos. Se você sofre de algum desses problemas, corra durante o dia quando a visibilidade for alta e pare se você começar a sentir tonturas ou fadiga. Se você sofre de problemas pulmonares, como DPOC, não se envolva em corridas de alta intensidade, ou você pode ter dificuldade para respirar. - Desenvolvendo uma rotina - Mesmo se você já é um corredor experiente, você ainda deve consultar um médico ao entrar nos seus 60 anos. Seu médico pode ajudá-lo a determinar a rotina mais segura e benéfica para você. Nunca se esforce ao máximo de suas capacidades, mas mantenha um estilo de vida saudável com corridas regulares e rápidas. Se iniciar uma nova rotina após um período sedentário prolongado, comece devagar. Corra por apenas alguns minutos por dia e aumente gradualmente a duração. Sua rotina ideal pode ser muito diferente da de seu vizinho de 60 anos, então corra de acordo com suas próprias habilidades e divirta-se.

, , ] ]