casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Óleo de Nim para Cabeça Lice

Os piolhos, também conhecidos como Pediculosis capitis, vivem de cabelo humano, alimentando-se de pequenas quantidades de sangue que tiram do couro cabeludo. Livrar-se dos piolhos é geralmente difícil. Os tratamentos com insecticidas de contagem excessiva são muitas vezes tóxicos e podem revelar-se ineficazes, especialmente se os piolhos tiverem desenvolvido resistência. O óleo de nim é um tratamento alternativo para produtos químicos agressivos.

Infecções por piolhos

Os piolhos não podem pular, voar ou nadar, mas são facilmente transferidos de um humano para outro por engatinhar, por contato direto frente a frente ou por contato direto com tecidos portadores de piolhos vivos. Uma vez que um piolho cai de um cabelo humano, ele morre rapidamente, em cerca de dois a três dias, já que eles têm dificuldade em se arrastar de volta para um hospedeiro, particularmente se feridos ou fracos por falta de uma refeição de sangue. As infestações por piolhos ocorrem mais frequentemente em meninas do que em meninos, embora a razão não esteja clara.

Ciclo de Vida

Durante o ciclo de vida dos piolhos, um piolho se alimenta de sangue humano e mate. Depois de um ou dois dias, ela põe ovos nos folículos pilosos perto do couro cabeludo, prendendo-os com uma substância à prova d'água que não pode ser lavada ou expelida, como com um secador de cabelos. Um único piolho fêmea pode colocar de 50 a 150 ovos. Esses ovos, chamados lêndeas, eclodem, produzindo ninfas. Dentro de 10 dias após a eclosão, as ninfas estão prontas para acasalar. Os adultos vivem cerca de 9 a 10 dias após o acasalamento. Assim, toda a vida útil do piolho é de pelo menos 20 dias.

Tratamento de inseticidas

Tratamentos padrão de inseticidas matam piolhos atacando seu sistema nervoso. As lêndeas não possuem sistema nervoso e, portanto, não são afetadas pelos tratamentos com inseticidas. A remoção de lêndeas aderentes com um pente de dentes finos ajuda a evitar a reinfestação, mas muitas vezes é difícil, especialmente para pessoas com cabelos longos e muito grossos. Mesmo uma falta nit resultará em um novo piolho nascido que pode, então, colocar mais 50 a 150 ovos.

Neem Oil

Neem óleo é um óleo vegetal obtido a partir de Azadirachta indica, uma árvore perene nativa da Índia. Os extratos das frutas e sementes da planta produzem uma substância oleosa de cor laranja clara a marrom-escura, espessa e oleosa que tem um odor muito pungente. Não é solúvel em água. O ingrediente ativo do óleo de nim contra os piolhos parece ser a azadiractina, uma molécula triterpênica tetranora semelhante ao hormônio da muda, que perturba o ciclo de vida dos insetos. Outros componentes, como esteróides e triterpenóides também fazem parte da composição do óleo de nim.

Procedimento

Tratar uma infestação com óleo de nim requer a remoção de todos os piolhos - vivos, mortos e lêndeas. Para iniciar o processo, lave o cabelo com um xampu para o qual uma pequena quantidade de óleo de neem puro foi adicionado. Passe o shampoo pelo cabelo e deixe-o na cabeça para incubar por pelo menos 10 minutos. Lave o shampoo e use um condicionador para facilitar o pentear. Seque o cabelo com toalha.

Aplique óleo de nim não diluído no cabelo e penteie-o, removendo quaisquer piolhos ou lêndeas no processo. Selar os piolhos ou lêndeas em um saco e descarte-o no lixo para evitar a resinfestação. Para sufocar ainda mais os piolhos restantes, enrole o cabelo em filme plástico e coloque uma touca descartável de plástico durante a noite. Repita este procedimento diariamente por até duas semanas para garantir que todos os piolhos foram removidos.

Teorias

O óleo de Neem efetivamente mata os piolhos em todos os estágios de seu ciclo de vida. Embora o mecanismo pareça ser através da ação da azadiractina, existem outras teorias também. O óleo de nim parece inibir o efeito do comportamento de comer e morder dos piolhos, essencialmente diminuindo seu apetite ao ponto da inanição. O odor pungente do óleo de Neem pode repelir os piolhos, agindo assim como um agente profilático.

, , ] ]