casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Nutrição |

Onde está o colágeno encontrado?

O colágeno é uma proteína diversificada e multifacetada encontrada em humanos e animais. Embora uma definição comum de colágeno geralmente inclua a frase "tecido conjuntivo", & rdquo; essa definição apenas arranha a superfície de sua verdadeira função e potencial. Você pode encontrar o colágeno em uma variedade de formas, realizando uma variedade de funções, do topo da cabeça até as pontas dos dedos dos pés e quase em todos os lugares.

Identificação

A molécula de colágeno é uma proteína. composto de 3.150 aminoácidos dispostos em uma combinação de três vertentes chamado de hélice tripla. O tipo de aminoácido, mais frequentemente a lisina, a prolina, a hidroxilisina ou a hidroxiprolina, juntamente com o seu arranjo na hélice, determinam a sua função e localização no seu corpo. De acordo com Celleraterx.com, o colágeno está presente em 30 por cento do tecido do corpo e 70 por cento do tecido da pele.

O seu corpo contém mais de 22 tipos de colágeno, agrupados de acordo com a estrutura física. Esses tipos determinam onde você pode encontrar colágeno em seu corpo. Sete tipos são descobertas recentes e sua função específica ainda é desconhecida, de acordo com Celleraterx.com. Tipos l a V são geralmente os mais prevalentes. O tipo l é o colágeno encontrado em sua pele, ossos, tendões, dentes e no tecido cicatricial. Tipo ll é o colágeno encontrado na cartilagem e uma substância gel clara no globo ocular chamado humor vítreo. Você pode encontrar colágeno tipo III em células da pele, músculos, vasos sangüíneos e pulmões. O colágeno tipo IV é o colágeno intracelular encontrado nos revestimentos dos órgãos do corpo, chamado membranas basais e vértebras da coluna, também chamado de lâmina.

Função

Cada tipo específico desempenha uma função diferente. Algumas funcionam sozinhas, enquanto alguns tipos funcionam em uma função de suporte. A função global mais importante do colágeno é fortalecer, apoiar e fornecer elasticidade à sua pele. Outra função importante é fornecer flexibilidade, suporte e movimento nos tecidos da cartilagem, como cartilagem nos ouvidos, nariz, joelhos e partes de sua laringe e traqueia. O colágeno também funciona como uma cobertura protetora para os órgãos do corpo, como os rins e o baço. Alguns tipos de colágeno funcionam para fortalecer os tendões e ligamentos.

O tipo de colágeno determina sua estrutura e, finalmente, sua função. Diferentes arranjos de aminoácidos resultam em estruturas como fibrilas e fibras espessas do Tipo l, fibrilas finas Tipo ll e fibrilas de tamanho médio do Tipo lll.

Fatores como os raios ultravioleta do sol ou as lâmpadas usadas em cabines de bronzeamento, células de radicais livres, problemas relacionados ao metabolismo da glicose e efeitos do tabagismo podem causar alterações na estrutura do colágeno. Danos de colágeno é um fator relacionado ao aparecimento de flacidez da pele e rugas da pele.

Síntese

Até chegar a aproximadamente 40 anos de idade, seu corpo produz consistentemente colágeno. Após esse período, os níveis de colágeno começam a diminuir. No momento em que você atinge aproximadamente 60 anos de idade, todos os tipos de colágeno estão presentes em quantidades muito reduzidas. Fatores que resultam em danos às moléculas de colágeno podem acelerar o declínio dos níveis gerais de colágeno.