casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sinais e Sintomas de Desequilíbrio Químico do Cérebro

O desequilíbrio químico no cérebro é uma condição médica que resulta quando há discrepâncias nos níveis de compostos químicos no cérebro. Existem condições médicas que são consideradas sinais e sintomas da doença de desequilíbrio químico no cérebro. Também é importante ressaltar que há muita controvérsia dentro da comunidade médica em relação à causa e efeito do desequilíbrio químico cerebral.

O que é desequilíbrio químico?

O desequilíbrio químico no cérebro é um das teorias que procura explicar causas de doença mental. Esta teoria explica que o desequilíbrio do neurotransmissor no cérebro provoca condições psiquiátricas e doença mental. Também foi descoberto que certos neurotransmissores tinham pouca atividade no cérebro de indivíduos que sofrem de esquizofrenia. Durante a década de 1950, os inibidores da monoaminoxadase e antidepressivos tricíclicos foram descobertos para ser agentes úteis no tratamento da depressão. Essas descobertas foram feitas pelo pesquisador Joseph Schildkraut; ele publicou essas descobertas em sua pesquisa em 1965. Nem todos concordam que o desequilíbrio químico no cérebro provoca doenças mentais, e a controvérsia ainda continua dentro da disciplina psiquiátrica hoje.

Como o desequilíbrio químico ocorre no cérebro?

Alguns médicos acreditam que o distúrbio de déficit de atenção é um dos primeiros sinais de problema de desequilíbrio químico no cérebro. TDAH é uma condição médica que afeta crianças e adolescentes. Fatores como desatenção, hiperatividade e comportamento impulsivo têm sido atribuídos ao desequilíbrio químico no cérebro. Nem todo mundo acredita nisso, mas muitos médicos psiquiatras acreditam que esses fatores são sinais precoces de doença mental resultante de níveis anormais de substâncias químicas cerebrais. Indivíduos com TDAH são muitas vezes desafiados por tarefas simples, todos os dias.

Depressão

A depressão é outro sinal de desequilíbrio químico no cérebro. Há também muitos outros fatores associados à depressão, como comportamento hereditário ou perfeccionista. Alguns médicos acreditam que uma das principais causas da depressão é o resultado do desequilíbrio químico no cérebro. Quando desequilíbrios ocorrem em alguns neurotransmissores no cérebro - como a serotonina, norepinefrina e dopamina - esse desequilíbrio pode levar à depressão. Esses produtos químicos são como mensageiros que operam dentro do cérebro para influenciar o humor das pessoas.

Diabetes

Diabetes é outra doença frequentemente associada a desequilíbrio químico no cérebro. Diabetes resulta de altas concentrações de açúcar no sangue. Embora tal condição e doença necessariamente não afetem o cérebro, ela tem sido frequentemente associada a um desequilíbrio químico no cérebro que, por sua vez, leva a outros fatores que culminam na doença do diabetes. O desequilíbrio químico no cérebro pode causar um desequilíbrio de insulina no corpo. Desequilíbrio de insulina causa diabetes