casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Alívio da dor e da coceira

Dor e coceira são sensações causadas por reações complexas no sistema nervoso. Esses sintomas podem variar muito em gravidade e podem ter vários fatores causadores. Determinar a causa da dor e coceira é o primeiro passo para encontrar um tratamento eficaz.

Causas da dor e coceira | As duas principais causas da dor são lesões e doenças. Contusões, ossos quebrados, cortes e queimaduras são exemplos de dor relacionada à lesão, enquanto artrite, enxaqueca e cólicas menstruais são considerados relacionados à doença. A dor também pode ser idiopática, o que significa que ela surge sem razão e não tem causa conhecida.

Como a dor, a coceira pode derivar de várias causas. As reações alérgicas estão entre as causas mais comuns de coceira e podem ser desencadeadas por alimentos ou alérgenos inalados. Certos medicamentos também são conhecidos por causar coceira e outras reações na pele. Outras possíveis causas de coceira incluem picadas e picadas de insetos, contato com plantas venenosas e irritação causada por roupas ou exposição ao sol.

Remédios para a dor

Os analgésicos vendidos sem prescrição médica incluem os produtos não-esteróides. anti-inflamatórios (AINEs) e paracetamol. AINEs como ibuprofeno, aspirina e naproxeno reduzem a produção de substâncias químicas causadoras de dor chamadas prostaglandinas. O acetaminofeno é incluído em muitas fórmulas de marca como o Tylenol e funciona aumentando o limiar de dor do corpo. Tanto os AINEs como o paracetamol podem ser usados ​​para tratar dores de cabeça, cólicas menstruais e outras formas menores de dor. Os opiáceos são analgésicos derivados da papoula do ópio que atuam diretamente no sistema nervoso central para alterar a percepção de dor do cérebro. Devido à sua natureza viciante, os opiáceos estão disponíveis apenas por prescrição e são geralmente reservados para formas mais graves de dor. Relaxantes musculares às vezes são prescritos para o tratamento de dores musculares causadas por tensão ou espasmo, como ocorre com a moagem de dentes.

Anti-histamínicos estão entre os tratamentos mais eficazes para a coceira. Eles trabalham reduzindo os níveis de histamina - a substância química responsável por sintomas alérgicos como espirros e erupções cutâneas. Anti-histamínicos vêm em muitas preparações e podem ser tomados por via oral ou aplicados diretamente na pele para alívio da coceira eficaz.

Para coceira acompanhada de dor ou irritação, a erva aloe vera pode proporcionar alívio temporário. De acordo com MayoClinic.com, o gel de aloe pode ter propriedades imuno-moduladoras que aliviam a inflamação da pele e aceleram a cicatrização de feridas. Tem um efeito calmante e refrescante em queimaduras e erupções cutâneas, tornando aloe um remédio eficaz para estas e outras condições de pele menores.

Para casos mais graves de coceira, medicamentos prescritos podem ser necessários. A cortisona e outros corticosteróides atuam suprimindo a resposta imune do corpo, que frequentemente desempenha um papel na coceira relacionada à alergia. Corticosteróides estão disponíveis sem receita (Cortizone) e pela prescrição em preparações orais e intravenosas.

Aviso

Embora geralmente inofensivo, dor e coceira podem, por vezes, sinalizar um problema mais sério. Se sentir coceira ou dor intensa por mais de uma semana, procure ajuda médica para evitar complicações. Para reduzir o risco de efeitos colaterais, converse com seu médico antes de tentar um novo remédio contra dor ou coceira.