casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos colaterais do hidróxido de cálcio

O hidróxido de cálcio, também chamado de leite de cal ou cal apagada, é um composto normalmente encontrado em produtos industriais, como solventes, cimento ou agentes de limpeza. Ingerir, inalar ou tocar substâncias tóxicas que contenham hidróxido de cálcio pode causar efeitos colaterais graves. Procure atendimento médico imediato, se você desenvolver qualquer um dos efeitos colaterais associados ao envenenamento por hidróxido de cálcio.

Estômago virado

A ingestão de hidróxido de cálcio pode causar danos significativos ou irritação ao longo do seu trato gastrointestinal. Você pode experimentar efeitos colaterais de náusea, vômito ou dor abdominal intensa. A ingestão de hidróxido de cálcio pode causar queimaduras ao longo do interior do trato digestivo. Os danos intestinais também podem resultar em hemorragia interna, o que pode fazer com que você excrete fezes com sangue ou vomite pequenas quantidades de sangue. Esses efeitos colaterais do envenenamento por hidróxido de cálcio requerem atenção médica de emergência para evitar complicações adicionais com risco de vida.

Problemas respiratórios

A irritação do trato respiratório causada pela inalação de substâncias contendo hidróxido de cálcio pode causar dificuldades respiratórias, informa MedlinePlus. Sua garganta pode começar a inchar, dificultando a entrada de oxigênio nos pulmões. Problemas respiratórios graves também podem resultar em uma queda súbita da pressão arterial, o que pode levar a desmaios.

Irritação nos olhos, nariz ou garganta

Os vapores de hidróxido de cálcio podem irritar seus olhos, nariz ou garganta. Irritação nos olhos pode causar visão turva ou perda temporária da visão. Você também pode desenvolver uma dolorosa sensação de ardor nos olhos, nariz, boca ou garganta, adverte a University of Maryland Medical Center. Irritação nos olhos ou nariz pode fazer com que você esfregue ou coça frequentemente essas regiões do seu corpo, enquanto a irritação na garganta pode fazer com que você tosse ou limpar a garganta repetidamente.

Exposição da pele ao hidróxido de cálcio pode causar efeitos colaterais relacionados à pele. Você pode desenvolver queimaduras dolorosas ou lesões de pele nas regiões da pele que entram em contato com essa substância tóxica. Danos severos à pele podem levar à morte das células da sua pele, um efeito colateral chamado necrose. Se ocorrer necrose da pele, você pode desenvolver lesões abertas na pele ou buracos que exponham o tecido abaixo da pele. Consulte um médico o mais rápido possível se algum desses efeitos secundários ocorrerem depois que você entrar em contato com o hidróxido de cálcio.

, , ] ]