casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Como problemas de próstata causam IBS

Prostatite e outros problemas pélvicos A próstata, uma pequena glândula masculina localizada entre os testículos e o reto, pode causar muitos problemas, desde prostatite até câncer. Câncer é fácil de diagnosticar, mas difícil de tratar; prostatite é indescritível porque tem uma ampla gama de sintomas e nenhuma causa conhecida. A prostatite pode causar dor pélvica, preocupações urológicas, como impulsos frequentes de urinar, fluxo fraco ou interrompido e até sangue na urina. Os sintomas sexuais podem incluir disfunção erétil e dor durante a relação sexual. Problemas de próstata também podem causar síndrome do intestino irritável (SII), porque a próstata irritada pode por sua vez agravar os nervos que afetam o trato digestivo inferior.

Síndrome do Cólon Irritável

Síndrome do intestino irritável, como prostatite, não tem causa específica, mas pode ser diagnosticada pela confirmação de uma constelação de sintomas. Estes incluem diarréia crônica ou constipação, ou ambos; excesso de gás; dor abdominal ou pélvica; e muco ou sangue nas fezes. O IBS pode ser gerenciado, mas não curado. Como o intestino grosso e o cólon estão tão próximos da próstata, o IBS pode irritar a próstata e outras estruturas no assoalho pélvico. Os sintomas da próstata podem se desenvolver a partir de IBS.

Síndrome da Dor Pélvica Crônica (CPPS)

Assim como IBS pode causar prostatite, então prostatite pode causar IBS. A síndrome de dor pélvica crônica (CPPS), um endurecimento de longa data e habitual dos músculos pélvicos devido ao estresse, pode causar ambas as condições. Os médicos estão apenas começando a pesquisar CPPS como uma causa para os sintomas de sobreposição de prostatite e IBS. As primeiras descobertas de um estudo do Dr. David Wise, da Universidade de Stanford, mostram que um programa de alongamento, massagem e exercícios de relaxamento podem ser benéficos no gerenciamento do CPPS. Antes de tomar medicamentos ou de se submeter a uma cirurgia, pergunte ao seu médico se a CPPS pode ser a causa do seu desconforto.

, , ] ]