casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Você realmente precisa de um exame anual?

Sentindo-se culpado porque você está atrasado para o seu exame físico anual? Você pode repensar esses sentimentos, uma vez que pesquisas recentes descobriram que um exame médico geral regular não demonstrou nenhum benefício significativo na incidência de doenças graves, incapacidade, ansiedade, taxas de hospitalização, necessidade de consultas médicas adicionais ou dias ausentes do trabalho. >

Então os exames físicos valem o seu tempo? Por um lado, alguns estudos descobriram que os exames aumentam a detecção e o tratamento da pressão alta e do colesterol alto e que os pacientes que são regularmente examinados relatam um efeito benéfico geral sobre sua saúde - embora o efeito seja pequeno. > Leia mais: Como nossos cérebros aprendem e por que nos esquecemos de

Também digno de nota: os estudos que encontraram pouco ou nenhum benefício nos resultados gerais de saúde seguiram os pacientes por apenas uma média de cinco anos ou menos, então é possível que os benefícios para a saúde decorrentes do rastreamento e detecção precoces podem não ter tido tempo de aparecer.

Então, você deve fazer um exame anual ou não? A resposta - como muitas coisas na medicina - não é simples, mas aqui estão algumas coisas que você deve ter em mente ao decidir:

"Tamanho único" não se aplica ao exame geral. Seu provedor deve adaptar a visita a você, concentrando-se em intervenções importantes no estilo de vida, vacinas e, quando necessário, testes que façam sentido no contexto de suas circunstâncias específicas.

Não há necessidade de fazer exames de sangue apenas para "ver o que aparece. " As diretrizes mais recentes para exames e testes sensíveis, que são continuamente reavaliados por especialistas em saúde, podem servir como ponto de partida para limitar testes desnecessários e focar apenas naqueles que têm uma alta probabilidade de fazer a diferença em sua saúde. O teste pode levar ao sobrediagnóstico - a detecção de "anormalidades" que nunca afetarão sua saúde, mas uma vez descobertas levarão a testes adicionais e às vezes até mesmo procedimentos invasivos como biópsias que são caras e carregam seus próprios riscos reais de danos.

Se você é jovem e saudável, é sua ligação. Para indivíduos relativamente jovens e saudáveis, não há necessidade de insistir em um exame físico anual. Mas qualquer prática que promova um relacionamento próximo entre você e seu médico provavelmente será uma boa coisa. Para algumas pessoas, o que pode significar uma visita anual, para outras, pode significar ver o seu provedor a cada dois ou três anos ou apenas quando surgirem preocupações. A necessidade de certos exames de rastreamento (por exemplo, mamografia, rastreamento do câncer do colo do útero, rastreamento do câncer de cólon) e aderência a programas de vacinação bem controlados pode ajudá-lo a descobrir o intervalo recomendado entre as consultas.

Leia mais: Multivitamínico vale a pena?

Os adultos mais velhos são mais propensos a se beneficiar. A maioria dos estudos que encontraram pouco ou nenhum benefício de um exame anual se concentrou em pessoas com menos de 65 anos. Se você tem 65 anos ou mais, é mais provável que você se beneficie de visitas regulares de saúde para detectar doenças crônicas. não ser aparente, como diabetes, doenças cardíacas, depressão e até mesmo alguns tipos de câncer. Um bom exame geral deve incluir um histórico médico abrangente, histórico familiar, revisão do estilo de vida, exame físico focado no problema, triagem apropriada e diagnóstico. testes e vacinas, com tempo para discussão, avaliação e educação. E um bom prestador de cuidados de saúde irá sempre concentrar-se em primeiro lugar nos seus objectivos de saúde.

Estes podem variar de "quero viver o maior tempo possível" a "Quero desfrutar de uma elevada qualidade de vida por muito tempo possível, "e você pode definir" qualidade "diferentemente do próximo paciente. A melhor assistência médica é oferecida quando você desenvolve uma parceria informada e comunicativa com seu médico.

Leitores - Você faz um exame anual? ", 3, [[Você acha que exames de sangue, exames, etc. são necessários se você é geralmente saudável? Deixe um comentário abaixo e deixe-nos saber.

Malcolm Thaler, M.D., é médico do One Medical Group. Ele gosta de estar na linha de frente do atendimento ao paciente e do gerenciamento de desafios diagnósticos e terapêuticos com uma abordagem compassiva e integradora que enfatiza a estreita colaboração médico-paciente. Ele é o autor e editor-chefe de vários livros didáticos de medicina e recursos on-line e tem extensa experiência no gerenciamento de uma ampla gama de questões, incluindo a prevenção e tratamento de doenças cardiovasculares, diabetes e lesões esportivas.