casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Pontos de acupressão e dor nos dedos

Na medicina tradicional chinesa, a dor nas extremidades, especialmente quando ocorre nas articulações, indica congestão no fluxo de qi, ou energia vital vital. A acupressão pode ajudar, restaurando o fluxo abundante de qi, que por sua vez pode reduzir a inflamação, aquecer os tendões e aliviar a dor em seus dedos. Consulte o seu médico se a dor é grave ou recorrente.

Teoria

Seu corpo deriva qi de duas fontes principais, de acordo com a TCM: alimentos e seu ambiente. Em circunstâncias normais, esse qi flui abundantemente através de canais sutis para apoiar seus órgãos internos, ossos, tendões, músculos e nervos. Se você não consumir alimentos facilmente digeríveis o suficiente que concordam com você, problemas articulares e tendinosos podem surgir, de acordo com Iona Teeguarden, praticante de acupressão Jin Shin Do e co-autor de “Um Guia Completo de Acupressão.” Exposição ao frio e umidade condições podem significar que o qi que você absorve do seu ambiente congela nos canais, em vez de circular livremente, o que pode causar inchaço e dor. Esforço repetitivo e lesões nos dedos também podem bloquear o fluxo suave de qi.

Causas Adicionais

O TCM acrescenta tensões emocionais à lista de possíveis causas de dor em qualquer parte do corpo, observa Teeguarden. Medo, raiva e frustração são emoções que podem sobrecarregar os rins e o fígado. Os rins são o órgão responsável por extrair qi de nosso ambiente imediato, enquanto o fígado governa o fluxo suave de qi. Qualquer lesão em qualquer desses órgãos pode causar problemas nas articulações e nos tendões, incluindo os dedos.

A acupressão funciona estimulando o fluxo de qi ao longo dos canais de energia. Pontos de pressão se encontram ao longo desses canais, onde atuam como válvulas que governam o movimento do qi. Se os seus dedos estiverem sensíveis, a boa notícia é que você não precisa trabalhar diretamente neles para obter os benefícios da acupressão. Massagear pontos-chave em uma parte de um canal pode ter um impacto positivo no fluxo de qi para outra área do corpo, observa Karen J. Ohlson, escritora e praticante de yoga em Oakland, Califórnia, na edição de 2005 do “Yoga Journal”.

Pontos-chave

Se seus dedos estão inchados e quentes, além de dolorosos, é um sinal claro de que a energia está presa lá, observa Shoshanna Katzman, vice-presidente da Associação Nacional de Qigong e autor de "Qigong". para ficar jovem. ”Sua melhor aposta é massagear o canal do rim. Este canal circunda o osso do tornozelo no interior da perna. Quatro pontos de pressão estão no topo, em ambos os lados, e logo abaixo das bordas do osso do tornozelo, nas quedas naturais entre o osso e os tendões, de acordo com o site da Yin Yang House. Examine essas áreas até encontrar um ponto que pareça dolorido ou sensível. Pressione e segure cada um desses pontos por um minuto ou mais, depois faça o outro tornozelo. Se seus dedos estiverem doloridos demais para pressionar os pontos, use a ponta de um lápis com borracha.

Considerações

Algumas condições são muito graves para você tratar com acupressão autoadministrada. Se a sua dor no dedo for intensa ou duradoura e o seu médico excluir lesões graves, poderá beneficiar de um médico da MTC. Um terapeuta de acupuntura profissional ou um acupunturista pode lhe dar um diagnóstico completo de TCM, estimular profundamente quaisquer pontos de pressão relevantes e recomendar um protocolo alimentar que possa ajudá-lo a restaurar a circulação suave do qi para os dedos. , , ] ]