casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

A pressão arterial aumenta quando você está doente?

A pressão alta, ou hipertensão, é diagnosticada quando a pressão do sangue pelas artérias é maior que o normal. Seu médico verifica dois tipos de pressão simultaneamente - sistólica e diastólica. Uma leitura de 120 (sistólica) acima de 80 (diastólica) é normal; 140 acima de 90 é considerado alto. Múltiplas leituras devem ser feitas para determinar a verdadeira hipertensão. Se você tem hipertensão, a doença, assim como certos medicamentos que você pode tomar para a doença, pode fazer com que a pressão alta suba ainda mais.

O que causa pressão alta para se elevar?

Muitas coisas pode causar um aumento temporário da pressão arterial. Pode ser tão simples como uma visita ao consultório do seu médico. Esse tipo de aumento da pressão arterial é chamado de "hipertensão do avental branco".

Outro fator que contribui para um aumento temporário da pressão sangüínea é o clima. A pressão arterial é naturalmente maior no inverno e menor no verão. O tempo frio faz com que os vasos sanguíneos se estreitem, restringindo o fluxo sanguíneo e aumentando a pressão sanguínea. E a doença, particularmente a doença que é acompanhada de febre e infecção, também pode contribuir para um aumento súbito da pressão arterial.

Como a doença faz com que a pressão arterial aumente?

Há várias maneiras pelas quais um resfriado grave ou uma gripe, especialmente se você estiver com febre, pode causar uma pressão arterial mais alta. Toda vez que você tem febre, seu corpo está trabalhando para combater uma infecção. Febre aumenta a temperatura, acelera o ritmo cardíaco e aumenta os níveis de pressão arterial. Este aumento da pressão arterial é devido a "vasoconstrição" - um estreitamento dos vasos sanguíneos. Se você tiver febre, é provável que um exame de pressão arterial mostre que sua pressão arterial está elevada.

Um aumento na freqüência cardíaca também pode ocorrer durante outros tipos de infecção bacteriana ou viral, incluindo bronquite, pneumonia e garganta inflamada. Isso acontece em resposta às demandas extras de oxigênio do seu coração, para que seu sistema possa combater a infecção. Um aumento da freqüência cardíaca também pode elevar sua pressão arterial. A desidratação da febre ou infecção também pode elevar a pressão arterial.

O frio, a cura e a hipertensão arterial

Uma maneira de diminuir o risco de um pico na pressão arterial durante a doença é verificar o que medicamentos ou medicamentos que você está tomando. Além dos efeitos da febre, sua pressão arterial também pode ser afetada por medicamentos. Os remédios para resfriado vendidos sem receita, os que contêm descongestionantes, são alguns dos principais culpados.

Os descongestionantes trabalham para estreitar os vasos sangüíneos do nariz, ajudando-o a respirar mais claramente, mas também estreitam outros vasos sangüíneos. elevando a pressão arterial. Descongestionantes para evitar se você tem hipertensão incluem pseudoefedrina, efedrina, fenilefrina, nafazolina e oximetazolina.

Outras doenças podem aumentar a pressão arterial?

A pressão arterial elevada pode resultar de muitas condições e doenças diferentes. Estes podem incluir diabetes, doença renal, arteriosclerose, aterosclerose e até mesmo a gravidez.

Pesquisadores do Beth Israel Deaconess Hospital, em Boston, relataram na edição de 15 de maio de 2009 da revista PLoS Pathogens, que camundongos infectados com citomegalovírus ( CMV) provavelmente apresentavam hipertensão arterial. O CMV é na verdade um agrupamento de vírus que infecta seres humanos e outros animais, incluindo camundongos. Ataca células em vários órgãos do corpo. A infecção pelo CMV é amplamente disseminada na população humana, afetando cerca de 60% a 99% dos adultos em todo o mundo. A infecção aumenta a atividade da renina, uma enzima que está associada à pressão alta. Também aumenta a angiotensina 11, uma proteína associada à pressão alta.

A doença também pode baixar a pressão arterial?

Além de contribuir para o aumento da pressão alta, doenças e infecções graves também podem resultar em uma queda rápida na sua pressão arterial, conhecida como hipotensão. Durante qualquer doença grave ou infecção, o seu médico irá querer monitorizar a sua pressão arterial regularmente. Isso ajudará a monitorar a gravidade da sua doença ou infecção, bem como o estado atual da sua hipertensão.

, , ] ]