casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Lista de patógenos transmitidos pelo sangue

Patógenos transmitidos pelo sangue causam doenças através do contato com o sangue. Como essas doenças estão presentes no sangue de uma pessoa infectada, elas estão freqüentemente presentes em outros fluidos corporais, portanto, o contato direto com o sangue nem sempre é a única maneira de transmiti-las. Alguns patógenos transmitidos pelo sangue apresentam poucas ameaças à saúde e alguns são potencialmente fatais, muitas vezes levando a outras doenças. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) oferece ampla informação sobre esses patógenos.

Hepatite B

A hepatite B ataca o fígado. Pode causar condições hepáticas fatais, como cirrose, câncer de fígado e insuficiência hepática. O CDC estima que 3.000 pessoas morrem a cada ano de doenças relacionadas à hepatite B nos Estados Unidos. A hepatite B é comumente transmitida entre usuários de drogas através de agulhas compartilhadas e pode ser transmitida através de qualquer contato com sangue que envolva uma punção da pele ou contato da mucosa com outros fluidos corporais infecciosos.

Uma vacina contra hepatite B foi disponibilizada em 1982 e indivíduos vacinados praticamente não têm chance de contrair a doença.

Hepatite C

O CDC lista a hepatite C como a infecção crônica por sangue mais comum nos Estados Unidos. A hepatite C é transmitida de forma mais eficiente através do contato direto do sangue envolvendo uma punção cutânea. Transmissão por sexo ou contato com outros fluidos corporais é possível, mas incomum. Assim como a hepatite B, a hepatite C pode resultar em doenças hepáticas crônicas e fatais. O CDC estima que quatro vezes mais pessoas morram de doenças relacionadas à hepatite C do que da hepatite B.

Nenhuma vacina contra a hepatite C está disponível.

HIV

O vírus da imunodeficiência humana causa AIDS (Adquirida) A AIDS enfraquece o sistema imunológico, dificultando que as pessoas infectadas coloquem outras doenças. A AIDS é um estágio tardio da infecção viral pelo HIV e os medicamentos para o HIV podem evitar o início da AIDS por anos ou mesmo décadas. O HIV é transmitido através de atividade sexual desprotegida, mas também pode ser contraído através do contato direto com o sangue através de perfurações da pele ou membranas mucosas. O CDC registrou mais de 14.000 mortes relacionadas ao HIV em 2007.

Nenhuma vacina contra o HIV está disponível.

Febre Hemorrágica Viral

Febre Hemorrágica Viral (FHV) refere-se a um grupo de doenças que afetam múltiplos sistemas orgânicos. Sangramento ou hemorragia pode ser um dos principais sintomas dessas doenças. O CDC tem um ramo de patógenos especiais que lida com os VHFs mais graves. Insetos e roedores são hospedeiros conhecidos de VHFs, mas os hospedeiros de alguns VHFs são desconhecidos. Ebola e Marburg são dois dos mais conhecidos e perigosos VHFs. Os registros do CDC sobre surtos de Ebola e Marburg indicam que os vírus ocorrem mais comumente em alguns países africanos e são frequentemente fatais. Os VHFs podem ser transmitidos através do sangue e outros fluidos corporais, mas os fluidos não precisam penetrar na pele através de uma punção para causar infecção.

O tratamento desses vírus é limitado e não há vacinas disponíveis.