casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Physio Exercises para Fraqueza do Lado Direito

Fraqueza muscular em um lado do corpo pode ocorrer após um acidente vascular cerebral ou como resultado de um trauma físico. Chamado hemiparesia, fraqueza unilateral - independentemente de qual lado é afetado - pode ser melhorado através de exercícios terapêuticos. A terapia de amplitude de movimento ativa e passiva e a terapia induzida por restrição modificada podem proporcionar ao seu corpo maior circulação e força muscular. No entanto, os exercícios de visualização podem ajudar a melhorar sua reabilitação. Converse com seu médico ou terapeuta sobre quais exercícios são adequados para você.

Fraqueza muscular e hemiparesia

A fraqueza muscular é considerada subjetiva ou objetiva. Fraqueza subjetiva significa que você se sente fraco, mas não há perda mensurável de força. Fraqueza objetiva é uma perda de força encontrada durante um exame físico. A fraqueza muscular unilateral pode advir do derrame ou lesão do cérebro ou do sistema nervoso, bem como da esclerose múltipla, da distrofia muscular ou da paralisia cerebral. Uma lesão no lado direito do cérebro causará hemiparesia no lado esquerdo, enquanto uma lesão no lado esquerdo do cérebro cria fraqueza no lado direito.

Exercícios de amplitude de movimento

De movimento, ROM, exercícios podem ajudar a manter os membros em seu lado afetado de se tornar rígidos ou perder massa muscular. De acordo com o Stroke-Rehab.com, os exercícios de ADM podem ser passivo, ativo-assistido ou ativo, dependendo se o seu lado afetado tem algum movimento voluntário. Se você não puder mover ativamente seus próprios músculos, um terapeuta pode movê-los para você ou usar uma máquina de movimento passivo. Os movimentos passivos melhoram sua circulação, levando sangue aos músculos e tecidos, e ajudam seu cérebro a lembrar como mover essa área. Se você tiver movimento parcial, exercícios de assistência ativa ou movimentos ativos de ADM também melhorarão a circulação, bem como aumentarão a força muscular.

Terapia induzida por restrição modificada

A terapia induzida por restrição modificada, ou mCIT, é uma terapia ambulatorial centrada em exercícios repetitivos específicos da tarefa com o membro afetado. Durante esses movimentos, a resistência à luz é fornecida para fortalecer os músculos e as conexões do sistema nervoso. Essa terapia gradualmente aumenta suas conexões entre o cérebro e os músculos e ajuda a melhorar sua função motora, especialmente se os exercícios mentais também estiverem envolvidos. Um estudo publicado pela American Heart Association em fevereiro de 2009 descobriu que mCIT aumenta a função motora em pacientes com AVC; seus efeitos são aprimorados, no entanto, por imagens mentais realizadas diretamente após o exercício mCIT.

Motores

Embora tecnicamente não seja um exercício físico, a imaginação motora é uma forma de visualização que pode ajudar a formar conexões a partir do cérebro ou sistema nervoso para seus músculos. O estudo acima mencionado constatou que o movimento de visualização tornou a fisioterapia concorrente mais eficaz. Os pacientes do grupo que receberam imagens mentais e mCIT tiveram uma pontuação significativamente maior nas avaliações de movimento do que aqueles que receberam apenas mCIT. De acordo com a National Stroke Association, visualizar o movimento em seus membros afetados pode realmente melhorar sua capacidade de andar e realizar outras tarefas diárias. A inclusão de imagens motoras em sua rotina de reabilitação pode aumentar sua chance de recuperar o movimento.