casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quando uma afta não é mais contagiosa?

Aftas, ou bolhas de febre, são uma ocorrência comum em todos os Estados Unidos. Segundo a AidsInfo.net, aproximadamente 45 milhões de pessoas estão infectadas com o HSV-1, que é cerca de 1 em cada 5 pessoas com mais de 12 anos. Embora possam ser dolorosas e irritantes, o herpes labial pode ser controlado.

O herpes labial é causado pelo vírus Herpes Simplex tipo 1, que não deve ser confundido com o vírus herpes simplex tipo 2, que causa o herpes genital.

Geografia

muitas vezes ficam com uma ferida ou uma bolha de febre no lábio. As pessoas também podem ter feridas nas narinas, no queixo e nos dedos. Uma afta dura de 7 a 10 dias.

Sintomas A maioria das pessoas com herpes labial sabe quando um surto está prestes a acontecer. Eles costumam ter uma sensação de "formigamento" na área logo antes da ferida aparecer. Uma bolha se forma e se romperá e se transformar em uma cicatriz, algumas vezes várias vezes antes de finalmente cicatrizar completamente. O herpes labial é sempre contagioso, mas é o mais contagioso quando é quebrado; isso é chamado de estágio "chorando".

Conceitos errados

Como o herpes labial é causado por um vírus, não há cura. O vírus estará sempre presente no corpo, mesmo que a pessoa não tenha surtos recorrentes. É falso dizer que, por não estar presente uma afta, a pessoa é incapaz de transmitir esse vírus a outras pessoas, mas é mais provável que o vírus se espalhe quando as feridas estão presentes.

Prevenções

Mesmo que muitas pessoas tenham o vírus que causa o herpes labial, existem maneiras de evitar pegar o vírus ou espalhá-lo para outras pessoas. Evite beijar enquanto houver uma ferida ativa. Não compartilhe objetos, como batom, que tocam seus lábios. Lave bem as mãos e use protetor solar, já que o sol pode desencadear um surto.