casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos da fumaça de ácido clorídrico

O ácido clorídrico (muriático) é um químico tóxico com uma variedade de usos domésticos e industriais. É um líquido perigoso que deve sempre ser manuseado com extrema cautela e usado apenas quando necessário. A inalação de vapores pode causar queimaduras em todos os tecidos do corpo, danos nos pulmões e até a morte em casos extremos. Manipulação de ácido clorídrico reduz adequadamente o risco de inalação de vapores nocivos.

Usos

Um uso doméstico comum de ácido clorídrico é a limpeza de concreto ou alvenaria para prepará-lo para pintura ou vedação. Neste contexto, é frequentemente referido pelo nome "ácido muriático". Segundo a Agência de Proteção Ambiental, o ácido clorídrico tem muitos usos industriais na produção de alimentos, têxteis, cloretos, fertilizantes, corantes e borracha, entre outras aplicações industriais e laboratoriais.

Efeitos

Os fumos de ácido clorídrico são muito corrosivos e pode levar a danos nos pulmões. Quando inalado, o ácido clorídrico causa irritação, tosse e asfixia. Também causa inflamação do nariz, garganta e respiração. Em casos mais extremos de inalação, pode resultar em insuficiência circulatória, edema pulmonar ou morte. Os vapores podem irritar e danificar os olhos. A EPA relata que a exposição ocupacional crônica aos fumos pode erodir os dentes e resultar em gastrite, bronquite crônica, dermatite e fotossensibilização. Vapores de ácido clorídrico também podem agravar doenças oculares preexistentes e desordens da pele.

Primeiros Socorros

Quando os vapores de ácido clorídrico são inalados, remova imediatamente a vítima para o ar fresco. Procure atendimento médico imediato e administre respiração artificial se a vítima não estiver respirando. Se os olhos da vítima estiverem queimando devido à exposição a vapor, lave os olhos continuamente por 15 minutos, ocasionalmente levantando as pálpebras superiores e inferiores para enxaguar os olhos. Apenas um profissional de saúde pode determinar os danos ocorridos e um tratamento adequado, por isso procure sempre ajuda médica imediatamente, independentemente da gravidade dos sintomas.

Precauções

Para reduzir o risco de inalação nociva de vapores de ácido clorídrico , tome sempre as devidas precauções para armazenar, manusear e descartar. Use ácido clorídrico no exterior ou com ventilação adequada. Use um respirador pessoal aprovado pelo Instituto Nacional de Saúde e Segurança Ocupacional (NIOSH), luvas de manopla de borracha resistente a ácidos, óculos de proteção ou protetor facial, botas de borracha e um avental ou macacão resistente ao ácido. Armazene o ácido clorídrico em um recipiente hermeticamente fechado, longe do calor, luz solar direta e umidade. Não reutilize o recipiente. Elimine o ácido não utilizado e o recipiente como resíduo perigoso, de acordo com as diretrizes locais, estaduais ou federais. O ácido clorídrico não se biodegrada e penetra nas águas subterrâneas se for eliminado indevidamente.