casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Cerveja e oxicodona

A oxicodona é um analgésico narcótico derivado da papoula do ópio. É prescrito para tratar a dor moderada a grave e está entre os medicamentos prescritos com mais frequência. Quando tomado com cerveja e outros depressores, oxicodona pode causar efeitos perigosos para a saúde, incluindo a respiração lenta e parada cardíaca.

Usos

Oxicodona é um potente apaziguador da dor semelhante à morfina. É frequentemente prescrito para dor pós-cirúrgica resultante de trabalho dentário e outros procedimentos invasivos. Outros usos para a oxicodona incluem o tratamento da lombalgia, artrite grave, lesão aguda e outras formas de dor moderada a intensa. A cerveja é uma bebida alcoólica produzida a partir de grãos fermentados e lúpulo. É principalmente consumido por seus efeitos de alteração de humor e de mente e não tem usos medicinais conhecidos. Menos frequentemente, a cerveja pode ser usada na culinária, embora não em quantidades significativas.

Farmacologia

A oxicodona se liga aos receptores opióides do corpo para produzir seus efeitos. Ela afeta diretamente o sistema nervoso central para alterar a percepção do cérebro sobre a dor, tornando-a um analgésico eficiente. Para algumas pessoas, a oxicodona produz efeitos colaterais que podem ser percebidos como prazerosos, como euforia e aumento de energia. Esses efeitos podem levar ao abuso e dependência. A cerveja é um depressor do sistema nervoso central que aumenta os níveis de um neurotransmissor conhecido como GABA, ou ácido gama-aminobutírico. Níveis elevados de GABA causados pelo consumo de cerveja podem levar a efeitos como perda de coordenação, redução de inibições e prejuízo à memória.

Interações

Embora cada substância possa ser perigosa sozinha, combinar cerveja e oxicodona é ainda mais arriscado. Como ambas as substâncias diminuem a respiração e a frequência cardíaca, consumi-las juntas aumenta o risco de depressão respiratória, parada cardíaca e morte. A combinação dos dois também coloca o usuário em risco de autoagressão devido à coordenação deficiente e controle motor. Outros efeitos incluem náuseas, vômitos, perda de memória e redução do funcionamento cognitivo.

Vício e abuso

Quando usados com freqüência, tanto a cerveja quanto a oxicodona são capazes de produzir dependência. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde, o álcool e os opiáceos interagem no cérebro para produzir um tipo de vício que muitas vezes é mais difícil de tratar do que apenas o vício. Retirada do álcool pode ser fatal em alguns casos e só deve ser realizada sob supervisão médica, de acordo com a Psychology Today. Embora os opiáceos como a oxicodona geralmente não causem abstinência fatal, alguns dos mais recentes métodos rápidos de desintoxicação usados para ajudar os dependentes a ficarem limpos podem causar a morte e outras complicações.

Tomar oxicodona e álcool juntos aumenta o risco de overdose fatal. Nunca tente dirigir ou operar máquinas sob a influência de nenhuma das duas substâncias. Se houver suspeita de overdose, procure atendimento médico imediato.

, , ] ]