casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Você pode viver sem sua próstata?

A próstata

A próstata, uma glândula em forma de rosquinha, envolve a uretra masculina logo abaixo de sua conexão com a bexiga. A próstata pode estar intimamente ligada a grandes partes do sistema urinário, mas na verdade é uma parte do sistema reprodutivo. Está ligado à uretra para que, durante a ejaculação, possa secretar fluido prostático para o sémen. O fluido prostático contém nutrientes que ajudam os espermatozóides a se manterem vivos por mais tempo na vagina e tornam a reprodução bem-sucedida mais provável.

Remoção da Próstata

A prostatectomia é a remoção total ou parcial de uma próstata. A principal razão pela qual você pode ter sua próstata removida é porque você contraiu câncer de próstata, ou um crescimento descontrolado de células na próstata. A remoção é para evitar que o câncer se espalhe para outras partes do seu corpo. Você também pode fazer uma prostatectomia porque a próstata aumentou com o processo normal de envelhecimento. No entanto, isso é muito menos provável e só é feito se a próstata está colocando pressão sobre a uretra e tornando difícil ou impossível urinar.

Procedimentos

Existem três tipos principais de procedimentos de remoção da próstata. O mais comum é chamado de ressecção transuretral da próstata (RTUP). Um tubo iluminado é inserido na uretra através da ponta do seu pênis. Usando instrumentos de corte especiais, a próstata é removida peça por peça. A prostatectomia a laser é muito menos invasiva porque usa feixes de luz para remover o tecido prostático. Uma prostatectomia aberta é um procedimento cirúrgico no qual uma incisão é feita no períneo ou no baixo-ventre. A próstata interna é escavada, mas a estrutura externa permanece. O tempo de recuperação dependerá do procedimento usado para remover a próstata. TURP significa até três dias no hospital. A prostatectomia aberta requer uma permanência hospitalar muito maior do que a RTUP, com base na rapidez com que o nosso local de cirurgia se recupera. Por outro lado, a prostatectomia a laser é a menos invasiva dos procedimentos e é um procedimento ambulatorial. Você pode precisar descansar por alguns dias, mas poderá ir para casa no mesmo dia do procedimento.

Efeitos colaterais de longo prazo

Existem dois principais efeitos colaterais associados à remoção da próstata: incontinência e impotência. Embora quase todos que tenham remoção da próstata tenham dificuldade em controlar a bexiga nos primeiros dias, alguns sofrem de incontinência como efeito colateral a longo prazo. Seu médico pode sugerir exercícios pélvicos ou cirurgia para corrigir o problema. A impotência também pode ocorrer devido a danos nos nervos durante a cirurgia. Você pode tratar esse efeito colateral com drogas ou implantes penianos. Mais uma vez, converse com seu médico que discutirá suas opções.