casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

A L-teanina é eficaz para o TDAH?

TDAH, transtorno do déficit de atenção e hiperatividade, é caracterizada como níveis anormais de desatenção, impulsividade e hiperatividade. O TDAH afeta de 3% a 5% das crianças e, embora os cientistas não tenham certeza da causa exata, é possível que o TDAH seja hereditário e que níveis mais baixos de dopamina possam ter um papel importante em sua gravidade. Embora o TDAH seja comumente tratado por meio de medicamentos prescritos, a suplementação natural, como a L-teanina, pode ser usada para ajudar a diminuir os sintomas dessa condição. Converse com seu médico antes de usar L-theanine para ADHD.

L-Theanine

L-teanina é classificada como um aminoácido, e esta substância química solúvel em água é em alguns cogumelos e chá verde. Os defensores deste aminoácido alegam que podem aumentar a contagem de antioxidantes do seu corpo e promover o relaxamento mental. Estudos preliminares mostraram que a amina pode ter propriedades anti-obesidade e anti-tumoral, bem como prevenir certas formas de disfunção cognitiva. Estudos em animais sugerem que a L-teanina afeta os níveis de serotonina e dopamina, o que também pode contribuir para seus efeitos calmantes; no entanto, estudos em humanos sobre esse uso são mínimos.

Eficácia no TDAH

Estudos preliminares sugerem que a teanina pode indiretamente reduzir a hiperatividade do TDAH promovendo uma sensação de relaxamento e aumentando a liberação de dopamina. The Trends in Food Science & A revista "Technology" descreve um estudo em humanos que diz que a proteína criou um aumento nas ondas-a, que são ondas cerebrais associadas ao relaxamento. Esse aumento nas ondas indica que a amina pode ajudar a aliviar a hiperatividade sem causar sonolência. Evidências sugerem que um cérebro com TDAH não responde adequadamente à dopamina, e o cérebro pode não estar produzindo níveis normais desse neurotransmissor. Um estudo realizado pela Escola de Ciências Alimentares e Nutricionais da Universidade de Shizuoka descobriu que a amina induz a liberação de dopamina em ratos. Se este aminoácido é capaz de aumentar a produção de dopamina em humanos, pode ajudar na redução dos sintomas de TDAH. Mais estudos são necessários para provar esta resposta corporal à teanina.

L-Theanine Fontes A fonte primária de L-theanine é o chá verde. Os cientistas também conseguiram a teanina do cogumelo Boletus badius, que cresce nos Estados Unidos. Se você é sensível à cafeína ou é alérgico a cogumelos, pode consumir teanina através de suplementos orais. Embora os dados que apóiam a função clínica e a dosagem adequada da tiamina sejam esparsos, os estudos de suplementação usualmente utilizam 200 a 250 mg uma vez ao dia.

Considerações sobre segurança

A L-teanina é geralmente considerada segura; No entanto, discuta o uso deste suplemento com seu médico antes de consumir. Os efeitos colaterais podem incluir tontura, dor de cabeça e desconforto gastrointestinal; entretanto, essas reações adversas podem ser causadas por outros ingredientes no chá verde ou nos cogumelos. Se estiver a tomar medicamentos quimioterapêuticos, medicamentos hipolipemiantes ou sedativos, não use teanina sem o consentimento do seu médico.