casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Fisioterapia: Patch de cortisona alimentado por bateria para cotovelo de tenista

O cotovelo de tenista, cujo termo médico é a epicondilite lateral, é uma lesão por uso excessivo que causa dor e inflamação na parte externa do cotovelo. O tratamento usual recomendado pelos médicos é repouso, evitar a atividade causadora de lesões, compressas de gelo e medicamentos. Lesões de cotovelo de tenista que não melhoram em duas a três semanas, muitas vezes requerem tratamento adicional, como fisioterapia. O tratamento pode incluir cortisona, que é um esteróide anti-inflamatório. Um tratamento chamado iontoforese usa um sistema de entrega de medicamentos alimentado por bateria que usa adesivos de cortisona ou outros medicamentos.

Cotovelo de tenista

O cotovelo de tênis afeta jogadores de tênis e outros - como pintores, encanadores, carpinteiros, cozinheiros e usuários de computador - que se envolvem em atividades que exigem contrações repetidas dos músculos do antebraço que movem a parte inferior do braço, punho e mão. As contrações repetidas podem causar inflamação ou pequenos rasgos nos tendões que conectam os músculos aos ossos do cotovelo. Os sintomas incluem piora da dor e aperto enfraquecido. Agarrar ou torcer os movimentos fazem a dor irradiar do lado de fora do cotovelo e do antebraço até as costas da mão.

Cortisona

Enquanto medicamentos antiinflamatórios não esteróides, como aspirina e ibuprofeno, reduzem a dor e inflamação causada pelo cotovelo de tenista, os médicos às vezes prescrevem injeções de cortisona ou adesivos para casos mais graves. Cortisona bloqueia seu corpo de liberar substâncias causadoras de inflamação. O remendo de cortisona, que é realmente um uso de membrana adesiva em iontoforese, é usado para entregar a medicação através da pele no local da lesão.

Iontoforese

Iontoforese usa uma membrana adesiva, ou adesivo de cortisona, ao qual Eletrodos feitos de cloreto de prata e zinco são incorporados na membrana. O adesivo é fixado firmemente e uniformemente à pele e uma pequena máquina geradora de corrente é conectada aos eletrodos. A unidade geradora de corrente não é necessária para os eletrodos adesivos portáteis autocontidos, que usam um sistema de eletrodos de dupla câmara. Os sistemas portáteis, que são ativados quando o contato ocorre entre a solução salina e as soluções de tratamento dos eletrodos, estão disponíveis em sistemas de 12 e 24 horas.

Tratamento de Patches

Durante o tratamento de iontoforese, as correntes elétricas viajam através do patch e na pele. Correntes elétricas forçam moléculas carregadas na pele e através dos tecidos subcutâneos. A quantidade de corrente elétrica usada é baseada no tamanho da área da superfície da membrana semipermeável. O tratamento também aumenta o fluxo sanguíneo na área de tratamento por até uma hora e pode causar erupção cutânea leve e vermelhidão da pele após o tratamento. Embora possam ser necessários dois a três tratamentos de iontoforese antes que o alívio da dor ocorra, a maioria dos pacientes relatam alívio no mesmo dia, de acordo com o periódico on-line “Rehab Management.” Considerações

A eficácia da iontoforese depende de preparação do local de tratamento e aplicação correta do adesivo de membrana. As queimaduras e irritações na pele são os problemas mais comumente relatados. A amperagem usada no tratamento deve ser reduzida se o paciente apresentar sentimentos que excedam o leve formigamento no local do tratamento. Iontoforese é eficaz como um tratamento precoce para controlar a dor de lesões por excesso de uso, evita os efeitos colaterais experimentados com medicamentos por via oral e ajuda os pacientes a se envolverem em fisioterapia mais agressiva. Pacientes que usam os sistemas relatam poucos efeitos colaterais.