casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos psicológicos do fentanil

Os médicos prescrevem fentanil - um tipo de medicação para dor opióide - para pacientes com câncer, de acordo com a Drugs.com. As formas disponíveis de fentanil incluem um adesivo ligado à pele, pastilha, comprimido e filme solúvel. A American Cancer Society diz que o fentanil funciona ligando-se a receptores opióides localizados no cérebro, o que reduz a forma como a pessoa sente dor. Como o fentanil afeta o cérebro, isso pode resultar em efeitos psicológicos.

Mudanças de humor

A Sociedade Americana de Câncer diz que os pacientes que usam fentanil podem ter alterações de humor. Por exemplo, alguns pacientes podem sentir-se eufóricos após o uso de fentanil. Eles também podem ter uma maior sensação de bem-estar. Outros pacientes podem ter depressão que apresenta crises de choro, até pensando em morte. A depressão também pode resultar em sintomas comportamentais, como alterações no apetite e no sono. Irritabilidade também pode ocorrer a partir do uso de fentanil.

Ansiedade

Droga.com diz que os usuários de fentanil podem ficar ansiosos quando eles usam essa droga. Com a ansiedade, a pessoa tem um medo ou nervosismo esmagadores, que podem afetar sua atividade diária. Por exemplo, pessoas com ansiedade podem evitar certas atividades que as deixam nervosas, como dirigir. Ansiedade também pode causar diminuição da concentração e confusão, o que dificulta pensar com clareza. MedlinePlus aponta que a ansiedade pode resultar em sintomas físicos, incluindo tontura, dor abdominal, tremores, dores de cabeça, respiração rápida e sudorese. A ansiedade do fentanil pode afetar os padrões de sono dos usuários, como causar problemas ao adormecer.

Alucinações

A American Cancer Society diz que, embora raro, o fentanil pode causar alucinações. Durante uma alucinação, a pessoa acredita que o que ela percebe é real. O MedlinePlus observa que as alucinações auditivas, o tipo mais comum de alucinação, podem resultar em pessoas ouvindo vozes. O tom e a mensagem dessas vozes podem variar. Por exemplo, se uma pessoa tem uma alucinação auditiva enquanto está deprimida, ela pode ouvir vozes dizendo para ela se matar. Para outras pessoas, as alucinações auditivas podem complementá-las. Algumas pessoas com alucinações auditivas podem ouvir sons como música ou palmas. Alucinações visuais, outro tipo de alucinação que pode ocorrer com o uso de fentanil, fazem com que as pessoas vejam objetos que não existem, ou mesmo padrões de luzes.