casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são os tratamentos para a bursite do cotovelo?

O cotovelo, ou bursite do olécrano, é a inflamação do saco da bursa entre o cotovelo e a pele. A bursa é um saco escorregadio que impede a fricção excessiva da pele aos ossos durante a atividade física. A bursite ocorre em torno do cotovelo durante movimentos repetitivos, como o tênis. Esta condição resulta em dor, rigidez, sensibilidade, inchaço e vermelhidão ao redor da ponta do cotovelo. Um paciente com dor nas articulações por mais de duas semanas - ou inchaço excessivo, dor ou febre - deve consultar um médico.

Gelo

Se a bursite do cotovelo não for de uma infecção, o cotovelo deve ser elevado e gelo aplicado. Um paciente pode aplicar um bloco de gelo ou um pacote de vegetais congelados na ponta do cotovelo. Ele deve manter o bloco de gelo no cotovelo por 20 minutos, depois remover o bloco de gelo por 20 minutos. Este ciclo deve ser repetido tantas vezes quanto possível nos dois primeiros dias. O paciente também deve ser aconselhado a aplicar gelo no cotovelo, no caso de futuros surtos.

Medicamentos

A medicação oral também pode ser usada para tratar a bursite do cotovelo. Um médico pode recomendar medicamentos anti-inflamatórios não esteróides (AINEs), como o ibuprofeno (Advil, Motrin) ou naproxeno (Aleve). Siga as instruções na garrafa para dosagem correta. Estes medicamentos podem reduzir o inchaço na bursa, o que alivia a dor no cotovelo. Estes medicamentos devem ser tomados como indicado para evitar possíveis complicações, como danos ao fígado, rins ou estômago. Certifique-se de informar ao seu médico que você está tomando esses medicamentos. Além disso, pergunte se você deve continuar a tomá-los se ele lhe prescrever medicamentos adicionais.

Injeção de cortisona

Em casos mais graves, um médico pode recomendar a remoção de fluido e injetando corticosteróide na bursa. O esteróide pode reduzir o inchaço melhor do que medicamentos orais porque é colocado diretamente na bursa e os esteróides têm uma ação antiinflamatória mais forte do que os AINEs. Essas injeções nem sempre tratam efetivamente os sintomas, e existe o risco de se introduzir infecção na área.

Cirurgia

Se a bursa estiver infectada e não melhorar com medicações, o médico pode recomendar remoção cirúrgica da bursa. Além disso, uma bursa não infectada pode ser removida se não responder a tratamentos conservadores. Os riscos da cirurgia são leves porque o cirurgião não perturba músculos, ligamentos ou ossos. No entanto, em todas as cirurgias, há risco de infecção, sangramento excessivo ou dano estrutural. Portanto, um paciente deve discutir cuidadosamente a remoção da bolsa com seu médico antes de prosseguir.