casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Alho vs. Penicilina

A penicilina é frequentemente a primeira linha de defesa para o tratamento de uma infecção bacteriana. Você pode não considerar o alho como uma forma de medicamento, mas a planta tem agentes antibacterianos potentes que podem destruir as bactérias da mesma forma que a penicilina. Depois de conhecer os benefícios e desvantagens da penicilina e do alho, converse com seu médico sobre se ele tem ou não um lugar no seu plano de tratamento.

Alho

O alho tem sido usado como agente antibacteriano e antisséptico séculos. Culturas antigas usavam alho para tratar a lepra e como tratamento de coagulação para cavalos. O alho também foi usado como tratamento para a surdez durante a Idade Média. As tribos indígenas americanas usavam alho para tratar escorbuto, flatulência e dores de ouvido. A inalação de alho também foi usada como tratamento para a tuberculose. Durante a Segunda Guerra Mundial, o alho foi usado como um agente antibacteriano para desinfetar feridas. O composto no alho responsável pela sua capacidade antibacteriana é chamado alicina, que é um tipo de enxofre que limpa e purifica.

Estudos clínicos indicam que o alho tem a capacidade de ajudar a tratar certas infecções bacterianas, embora seu uso é limitado. Um estudo de 2006 no "Journal of Nutrition" descobriu que suplementos de alho podem ajudar a tratar Helicobacter pylori, uma bactéria que pode causar úlceras gástricas. Um estudo de 2001, também publicado no "Journal of Nutrition", descobriu que as taxas de infecção por Helicobacter pylori e câncer de estômago eram menores entre os pacientes que consumiam alho. O estudo também descobriu que o suco de alho cru pode matar bactérias que causam diarréia, e que o alho pode ser eficaz no tratamento de cepas de bactérias que são resistentes aos antibióticos tradicionais.

Penicilina

A penicilina é usada para tratar uma variedade de infecções bacterianas. A penicilina funciona erradicando bactérias causadoras de doenças e inibindo seu crescimento à medida que você se recupera. Existem inúmeras formas de penicilina, e cada uma é usada para tratar certas infecções, mas nem todas as formas são eficazes para todas as infecções bacterianas. A penicilina é usada no tratamento de infecções comuns, como infecções nos ouvidos ou infecções na garganta, assim como infecções menos comuns, como gangrena e febre tifóide. A penicilina só está disponível na forma de prescrição.

Considerações

Informe o seu médico se você tem asma, doença renal, distúrbios de coagulação ou qualquer tipo de alergia antes de tomar penicilina. Os efeitos colaterais incluem diarréia, náusea, vômito, corrimento vaginal, aftas, febre, calafrios, hematomas, erupções e perda de consciência. Informe o seu médico se tiver algum destes efeitos secundários enquanto estiver a tomar penicilina. O alho pode ser uma alternativa eficaz se você tiver efeitos colaterais. Fale com o seu médico sobre se os suplementos de alho podem ser eficazes para o seu tipo de infecção. Se você é alérgico à penicilina, seu médico prescreverá um antibiótico diferente para tratar seus sintomas.