casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Flank Pain & Running

Seu flanco é a área do seu lado entre a parte inferior das costelas e a parte superior do quadril. Seus rins são encontrados nessa região, de modo que a dor originada em seu flanco é frequentemente o resultado de uma lesão ou desordem no sistema urológico. Se você tiver dor no flanco durante a execução, isso pode ser causado por algo relacionado à corrida ou pode não estar relacionado à corrida, mas trazido à tona pelo estresse do exercício.

Dor no flanco não renal | resulta de um problema renal, mas também pode ser causada por doença degenerativa do disco da parte inferior das costas, artrite, espasmos musculares e fraturas da coluna vertebral. Se você tiver algum destes, é provável que eles sejam agravados pela execução. Um ponto lateral também causa dor no flanco, e geralmente você pode identificar um ponto a partir do seu início repentino e desaparecimento igualmente súbito. Descanso e fisioterapia podem ajudá-lo a superar espasmos musculares, enquanto anti-inflamatórios são úteis para combater a artrite.

Infecção renal

Infecção do rim, ou pielonefrite, é um tipo de infecção do trato urinário normalmente causada por bactérias ganhando acesso ao sistema geniturinário através da uretra. Se, além de flanquear a dor em fuga, você tiver que parar para urinar e experimentar uma sensação de queimação, poderá ter uma infecção nos rins. Sangue na urina é outro sinal de pielonefrite. Se isso acontecer com você, pare de correr e procure atendimento médico imediatamente, pois esse tipo de infecção pode se espalhar para o resto do corpo e se tornar uma ameaça à vida se você não receber antibióticos.

Pedras Renais

Os cálculos renais, ou cálculos renais, são um distúrbio urológico comum e extremamente doloroso. Eles consistem principalmente de cálcio, com outros elementos presentes em diferentes graus. Homens com mais de 40 anos são as vítimas mais comuns, e tendo pedras nos rins uma vez predispõe à recorrência. Suas causas permanecem em grande parte desconhecidas. Se você tiver um ataque súbito de dor no flanco grave, talvez com náusea e vômito, e passar urina rosa ou com sangue, você pode ter uma pedra. Pare de correr e entre em contato com o seu médico, que pode recomendar que a pedra passe ou que ele opte por realizar litotripsia extracorpórea por ondas de choque, uma dissolução não invasiva da pedra usando energia sônica. Outras opções, como a litotripsia a laser, exigem cirurgias minimamente invasivas.

Ultramaratonas e insuficiência renal O nicho do mundo das ultramaratonas, no qual os competidores cobrem distâncias de até 100 milhas, e até mesmo acima dela, é repleto de uma gama de perigos fisiológicos que raramente aparecem em corridas que duram menos de algumas horas. A insuficiência renal é uma consequência bem documentada da rabdomiólise, um colapso generalizado do músculo esquelético. Devido às exigências extremamente altas de percorrer distâncias muito longas, a rabdomiólise é comum em corredores de ultramaratona. Se você estiver correndo por muitas horas, estiver sentindo dor no flanco e passando urina marrom-avermelhada esparsa ou escura, apesar de permanecer bem hidratada, pare e procure ajuda médica. O clima quente e o uso de antiinflamatórios aumentam suas chances de prejudicar seus rins nessas condições.