casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Toxicidade de cúrcuma

A especiaria de cúrcuma tem propriedades medicinais, e tem sido usada durante séculos para tratar várias doenças - de icterícia a lepra - por mais de 4.000 anos, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center. Hoje, é comumente usado para problemas digestivos. Embora tenha uma longa história de uso, a cúrcuma tem a capacidade de ser tóxica para o fígado; Portanto, é importante consultar seu médico antes de tomá-lo.

Antecedentes

Uma planta perene na família do gengibre, açafrão cresce até 6 metros de altura e é nativa das regiões tropicais. É um tempero comum usado na culinária indiana e dá ao curry seu sabor característico e cor amarela. Ele também é usado em corantes alimentares, bem como para adicionar cor ao queijo, manteiga e mostarda.

Usos Medicinais

Açafrão é usado na medicina tradicional chinesa como um agente anti-inflamatório para o fígado, digestivo e pele problemas. Embora a cúrcuma contém cerca de 200 compostos, o principal composto responsável por seus efeitos medicinais é a curcumina, diz o UMMC. Açafrão é comumente usado para problemas digestivos, porque a curcumina estimula sua vesícula biliar, que é um pequeno órgão que ajuda a digerir gorduras. Sua vesícula biliar produz uma substância chamada bile, que é liberada quando você come uma refeição contendo gordura. A bile ajuda a emulsionar a gordura, mas o fluxo biliar pode ser reduzido se você tiver cálculos biliares. Toxicidade

Embora os estudos sobre toxicidade humana estejam faltando, um estudo publicado na edição de outubro de 2010 da revista Food and Chemical Toxicology composição da cúrcuma e previu a probabilidade de toxicidade. Dos 200 compostos da cúrcuma, previa-se que 184 teriam a capacidade de ser tóxica. Dos compostos tóxicos previstos, 64 foram considerados hepatotóxicos - substâncias tóxicas ao fígado. O estudo também examinou o composto ativo principal curcumina e descobriu que ele também pode ser tóxico para o fígado, dependendo da dose.

Dosagem recomendada

Açafrão parece ter benefícios em doses normais, enquanto doses maiores podem ter efeitos adversos à saúde. Cúrcuma está disponível em pó de raiz seca, líquido e tintura. De acordo com o UMMC, as doses recomendadas são de 1 a 3 gramas por dia para a raiz seca, 400 a 600 miligramas três vezes ao dia para o pó padronizado e 15 a 30 gotas quatro vezes ao dia para a tintura. Verifique com o seu profissional de saúde antes de determinar uma dosagem.

Precauções

Açafrão dietético é considerado seguro; no entanto, suplementos têm a capacidade de causar efeitos colaterais. Por exemplo, você pode experimentar úlceras e dores de estômago se tomar doses superiores às recomendadas. Você não deve tomar suplementos de cúrcuma se estiver grávida ou amamentando. Consulte o seu médico antes de tomar cúrcuma, se você tiver problemas de vesícula biliar ou estão em medicamentos prescritos. Açafrão tem a capacidade de interagir com medicação anticoagulante, antiácidos e medicamentos que reduzem o açúcar no sangue.