casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Quais são os benefícios do mirtilo?

O fruto de mirtilo é tanto um alimento quanto um remédio em potencial para vários transtornos de saúde. Mirtilos contêm substâncias químicas chamadas antocianósidas com propriedades antioxidantes, de acordo com a Universidade de Maryland Medical Center (UMMC), bem como a vitamina antioxidante C. Os antioxidantes previnem, diminuem e revertem os danos às células dos radicais livres que se desenvolvem do estresse oxidativo. A UMMC observa que faltam pesquisas sobre os efeitos do mirtilo em seres humanos, e a maioria dos estudos se concentra em antioxidantes similares ou nos efeitos do mirtilo em animais ou em laboratório. As pessoas podem obter os benefícios potenciais dos mirtilos, comendo-os frescos ou secos, bebendo chá de mirtilo ou extrato de mirtilo de folhas ou bagas padronizado para um teor de 25% de antocianidina.

Insuficiência venosa crônica

extrato de mirtilo para tratar a insuficiência venosa crônica, de acordo com o UMMC, usando um extrato padronizado chamado Vaccinium myrtillius anthocyanoside (VMA). Na insuficiência venosa crônica, as válvulas nas veias da perna que transportam sangue para o coração ficam danificadas, resultando em inchaço nas pernas, dor, prurido, varizes e úlceras cutâneas. O conteúdo de anthocyanoside de baga de mirtilo parece fortalecer os vasos sanguíneos e diminuir esses sintomas.

Prevenção de coágulos de sangue

Anthocyanosides pode impedir a oxidação da lipoproteína de baixa densidade (LDL), o chamado colesterol ruim, que é um fator de risco primário para acúmulo de placa nos vasos sanguíneos (aterosclerose) que pode levar a ataques cardíacos ou derrames. Esses produtos químicos também impedem que as plaquetas do sangue se agrupem, o que diminui o risco de formação de coágulos sanguíneos, como explicado pelo UMMC.

Diabetes e Retinopatia

Folhas de mirtilo têm um uso tradicional para regular a glicemia em pessoas com diabetes. Pesquisas com humanos e animais apóiam esse uso, de acordo com os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA (NIH). Boldo também pode ser útil no tratamento de retinopatia, danos que podem ocorrer na retina do olho devido ao açúcar elevado no sangue crônico ou pressão alta.

Gastrointestinal Benefícios

Medicina tradicional europeia inclui o mirtilo como um tratamento para diarréia, como observado pelo UMMC. A fruta do mirtilo contém taninos que reduzem a inflamação intestinal e propriedades adstringentes que comprimem e apertam os tecidos. Estudos em laboratório e em animais também apóiam o uso do extrato de mirtilo para curar úlceras do estômago, de acordo com o NIH.