casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O Processo de Cetose

A cetose é uma forma de acidose, um distúrbio no equilíbrio do pH do seu corpo, que resulta da presença excessiva de cetonas no sangue. Cetonas, ou corpos cetônicos, são um subproduto do metabolismo da gordura. Eles são liberados quando a gordura é quebrada por energia. Cetose é uma condição que é comum durante a fome e ataques agudos de diabetes. A presença de grandes quantidades de corpos cetônicos na corrente sanguínea pode levar a uma condição chamada cetoacidose, que pode resultar em efeitos colaterais adversos. Dietas cetogênicas, quando supervisionadas por profissionais médicos qualificados, podem levar a quantidades significativas de perda de peso em indivíduos obesos, e se mostraram promissoras no tratamento e tratamento da epilepsia e de certas formas de câncer.

Metabolismo

A cetose resulta do acúmulo de corpos cetônicos, que são um subproduto do metabolismo da gordura. Quando o açúcar no sangue não está disponível para o seu corpo ser usado como energia, o seu corpo começará a quebrar a gordura. Quando a gordura é decomposta em glicose para ser usada como energia, corpos cetônicos são produzidos como resultado e circulam por toda a corrente sanguínea, causando um estado de cetose. Os corpos cetônicos são produzidos em seu fígado e podem ser reutilizados para outros processos metabólicos envolvidos na produção de energia, ou excretados pelo corpo através da urina.

Cetoacidose

Corpos cetônicos têm uma carga iônica positiva , tornando-os muito ácidos. Seu corpo normalmente mantém o equilíbrio ácido-base em sua corrente sanguínea por meio de buffering bi-carbonato e variando as quantidades de CO2 em sua corrente sanguínea através da respiração. No entanto, quando muitos corpos cetônicos estão presentes em sua corrente sanguínea, seu corpo não será capaz de equilibrar os ácidos e bases, tornando seu sangue ligeiramente ácido, uma condição conhecida como cetoacidose. A cetoacidose pode causar estresse excessivo no fígado e nos rins, aumentando o risco de pedras nos rins e falência do sistema renal.

Nutrição

Se sua dieta consiste em quantidades elevadas de proteína e gordura, com baixas quantidades de carboidratos, seu corpo é mais propenso a entrar em um estado de cetose. Nos estágios iniciais da cetose, os níveis de açúcar no sangue são mantidos através da gliconeogênese, ou a quebra das proteínas para a energia. Eventualmente, seu corpo não será mais capaz de quebrar proteína suficiente para formar glicose, então seu corpo começará a quebrar a gordura, causando o acúmulo de corpos cetônicos. Algumas dietas cetogênicas e com baixo teor de carboidratos induzem deliberadamente um estado de cetose para aumentar o potencial de queima de gordura do corpo.

Identificar Cetose

Se você está em um estado de cetose ou não pode ser identificado usando um a faixa de teste do contador chamada de keto-stick. Keto-sticks tem uma pequena almofada na extremidade que é mergulhada em uma amostra fresca de sua urina. Em questão de minutos, a tira de teste mudará para uma das várias cores, indicando a quantidade de corpos cetônicos na sua urina. Quando em um estado de cetose, seu corpo pode emitir um cheiro distinto que é causado pela liberação de acetona pelos pulmões e é frequentemente descrito como um cheiro semelhante a frutas em sua respiração.