casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Os efeitos colaterais dos SSRIs e da raiz da maca

Os inibidores seletivos da recaptação da serotonina, ou ISRSs, são medicamentos frequentemente prescritos para aliviar os sintomas da depressão. Embora existam vários medicamentos nesta categoria, todos podem ter efeitos colaterais semelhantes, que podem incluir náusea, dor de cabeça, agitação e insônia. SSRIs também podem causar diminuição da libido em algumas pessoas, bem como problemas para manter uma ereção para homens e dificuldade em experimentar um orgasmo para ambos os sexos. A maca é um remédio herbal tradicional que pode aliviar alguns dos efeitos colaterais sexuais dos ISRSs. Consulte o seu médico para determinar se tomar maca é adequado para você.

SSRIs

A serotonina é um neurotransmissor produzido em várias partes do seu cérebro. Ele modifica algumas funções importantes, como humor, padrões de sono e apetite. Os SSRIs inibem a reabsorção de serotonina pelas células nervosas, fazendo com que o neurotransmissor permaneça na junção entre as células nervosas - a sinapse - por mais tempo. O resultado é muitas vezes uma melhora no humor. Por serem considerados medicamentos efetivos, os pacientes frequentemente aturam os efeitos colaterais sexuais que os ISRSs podem causar. A maca é um tratamento natural que pode diminuir alguns desses efeitos, aumentando a libido e melhorando a função sexual.

Maca

Maca, ou Lepidium meyenii, é uma planta nativa da América do Sul que cresce em altitudes elevadas e pertence a a mesma família de brócolis e repolho. Os sul-americanos usam a raiz de maca há centenas de anos como remédio para várias queixas sexuais, incluindo infertilidade, sintomas da menopausa e baixa libido e desempenho sexual. A raiz contém vários compostos naturais que podem ser responsáveis ​​por ajudar no alívio de alguns problemas sexuais. Embora seu mecanismo não seja bem compreendido, ele não envolve alterações em nenhum dos hormônios sexuais, de acordo com o site Memorial Sloan-Kettering Cancer Center.

Maca Research

Vários estudos laboratoriais e clínicos examinou o potencial da maca para melhorar o desempenho sexual. Por exemplo, em um estudo publicado em "Urologia" em abril de 2000, animais de laboratório que consumiram extrato de maca tiveram função sexual aumentada em comparação com outro grupo que recebeu um placebo. Em um ensaio clínico publicado em "CNS Neuroscience and Therapeutics", em agosto de 2008, indivíduos humanos com problemas sexuais induzidos por ISRSs consumiram maca ou placebo. Neste estudo, tomar maca resultou em melhora significativa tanto na função sexual quanto na libido.

Recomendações e precauções

A maca está disponível na maioria das lojas de produtos naturais em cápsulas ou comprimidos. A dose habitual é de 450 miligramas, três vezes ao dia. Maca é geralmente considerada segura e normalmente não tem efeitos colaterais significativos. No entanto, não tome maca se estiver grávida ou a amamentar, uma vez que a sua segurança nestas situações não foi testada. Discuta o uso de maca com seu médico para ter certeza de que é uma boa escolha para você.