casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

A casca de Psyllium puro interfere com a varfarina?

Comumente usado como um laxante de venda livre, o psyllium é derivado da casca e das sementes da erva Plantago ovata. O uso do psyllium pode, no entanto, interferir com o funcionamento adequado de vários tipos de drogas, incluindo diluentes do sangue, como a varfarina. Antes de usar o psyllium, converse com seu médico sobre quaisquer perigos potenciais e efeitos colaterais.

Psyllium

A casca de psyllium puro é usada como um laxante bucal formador de volume. Depois de tomá-los, os laxantes formadores de volume, como o psílio, incham com a água e formam uma massa grande e viscosa que estimula as contrações do músculo intestinal à medida que ele se move pelo trato digestivo. Essas contrações ajudam a amolecer as fezes, tornando o psyllium um tratamento eficaz para a constipação. O psyllium é usado para ajudar a promover a regularidade intestinal e, devido à sua capacidade de absorver líquido, também pode tratar a diarréia. Pesquisas indicam que o uso de psyllium pode diminuir os níveis de colesterol e a pressão alta também. Psyllium é vendido comercialmente sob uma variedade de marcas, incluindo Metamucil, Fiberall, Reguloid e V-Lax.

Efeito sobre Warfarin

A varfarina - também conhecida pela sua marca Coumadin - é um anticoagulante ou medicamento para diluir o sangue que não deve ser tomado com psyllium. Os médicos aconselham que os pacientes em uso de varfarina evitem mudar seus hábitos alimentares de qualquer forma que possa afetar a quantidade de vitamina K que absorvem. Como o uso de psyllium pode alterar temporariamente a absorção no sistema digestivo, pode interromper os níveis de vitamina K e, portanto, alterar a eficácia da varfarina. No entanto, mais pesquisas são necessárias para determinar a extensão do efeito do psyllium na varfarina.

Outras Interações

O uso do psyllium pode interferir na função de outros medicamentos além da varfarina. Os profissionais de saúde alertam que você não deve usar psyllium se estiver tomando carbamazepina, lítio, tetraciclina, minociclina, doxiciclina ou demeclociclina, a menos que você esteja sob a direção e supervisão de um médico. Outras drogas como digoxina, nitrofurantoína ou salicilatos, como a aspirina, devem ser tomadas 3 horas antes ou 3 horas após o uso do psyllium. Consulte o seu médico antes de tomar psyllium para se certificar de que não causa uma reação adversa.

Considerações

Psyllium pode causar efeitos colaterais, como inchaço, dores de cabeça, coceira e náuseas. Em casos raros, pode causar efeitos colaterais graves, como vômitos severos, dor abdominal, sangramento do reto, asfixia, erupção cutânea completa e constipação extrema. Evite usar psyllium se você tem uma história de obstruções intestinais, pressão alta, problemas para engolir, doença renal, diabetes ou doença cardíaca. O psyllium pode desencadear reações alérgicas em algumas pessoas, então procure ajuda médica imediatamente se você desenvolver urticária, tiver dificuldade para respirar ou sentir inchaço do rosto ou do corpo.