casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Causas de pernas inchadas

O inchaço gradual das pernas, também conhecido como edema, pode ser um sinal de uma condição médica subjacente. Por exemplo, inchaço nas pernas pode indicar problemas renais ou até mesmo insuficiência cardíaca. Levantando as pernas, usando meias de compressão, observando a ingestão de sal e tomando um diurético (pílula de água) podem ajudar a se livrar do edema nas pernas. Felizmente, as causas das pernas inchadas podem ser tratadas com eficácia.

Síndrome nefrótica

A síndrome nefrótica é um problema em que quantidades excessivas de proteína são encontradas na urina. A Clínica Mayo diz que sintomas específicos incluem inchaço dos tornozelos, pés ou face. As pernas também podem ser afetadas. A síndrome nefrótica também causa ganho de peso e urina que aparece espumosa no vaso sanitário (isso é proteína).

A destruição dos vasos sangüíneos nos rins pode levar à síndrome nefrótica. Outras causas da síndrome nefrótica incluem a amiloidose, uma condição na qual proteínas chamadas amilóides se acumulam nos órgãos; doença renal diabética; e doença de alteração mínima, um distúrbio renal encontrado em crianças.

O tratamento da síndrome nefrótica envolve tratar os sintomas específicos. Medicamentos como o benazepril podem ajudar a controlar a pressão sanguínea; Pílulas de água como a furosemida podem ajudar a livrar o corpo do excesso de líquido; e medicamentos como a atorvastatina podem ajudar a baixar os níveis de colesterol. Além disso, antibióticos podem ser prescritos para tratar infecções, e medicamentos como a varfarina podem ajudar a prevenir coágulos sanguíneos. Às vezes, tomar corticosteróides pode diminuir a inflamação no corpo.

insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca refere-se a uma condição em que o coração não consegue bombear sangue suficiente para o corpo. Sintomas específicos de insuficiência cardíaca incluem inchaço dos pés ou tornozelos. As pernas também podem estar envolvidas. Os sintomas adicionais incluem falta de ar, tosse, ganho de peso, dificuldade em dormir, indigestão, perda de apetite, inchaço no estômago e batimento cardíaco acelerado. Náuseas, vômitos, perda de concentração e micção freqüente são outros sintomas.

A doença arterial coronariana, uma condição em que o colesterol obstrui os vasos sanguíneos, é a causa mais comum de insuficiência cardíaca, diz MedlinePlus. No entanto, alterações no músculo cardíaco e toxinas como o álcool podem levar à insuficiência cardíaca, assim como anormalidades do ritmo cardíaco e distúrbios da válvula cardíaca.

O tratamento para insuficiência cardíaca envolve a mudança de estilo de vida. Simplesmente limitar a ingestão de sal, exercitar-se diariamente, perder peso e comer refeições saudáveis pode ser benéfico. Os pacientes podem tomar medicamentos como captopril, candesartan e metoprolol para controlar os sintomas de insuficiência cardíaca.

Síndrome Nefrítica Aguda

Na síndrome nefrótica aguda, as estruturas filtrantes minúsculas no rim chamadas glomérulos ficam inflamadas. Os sintomas incluem inchaço das pernas, pés, olhos, estômago, mãos ou rosto. Esta síndrome também causa sangramento na urina, visão embaçada, tosse, sonolência e confusão.

Algumas causas da síndrome nefrótica aguda são Klebsiella pneumonia, vasculite (inflamação dos vasos sangüíneos), hepatite, síndrome de Goodpasture, sarampo e endocardite infecciosa ( tipo de infecção cardíaca).

O tratamento da síndrome nefrítica aguda envolve a limitação de sais, fluidos e potássio. Medicamentos anti-inflamatórios e corticosteróides podem ser usados para reduzir a inflamação, diz MedlinePlus.

, , ] ]