casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Restrições Alimentares Com Azilect

Se você usa o Azilect, um medicamento aprovado em 1996 pela Food and Drug Administration dos Estados Unidos para tratar a doença de Parkinson, você enfrenta o potencial de efeitos colaterais fatais relacionados à ingestão de alguns alimentos comuns. O Azilect controla os sintomas de Parkinson, tais como tremores e fraqueza muscular. No entanto, também afeta a maneira como o corpo manipula a tiramina, um componente natural de vários alimentos. Saber como funciona o Azilect e quais tipos de alimentos contêm tiramina pode ajudá-lo a evitar uma reação perigosa.

Os fatos

O Azilect funciona mantendo o nível de dopamina, um produto químico produzido naturalmente no cérebro. Altos níveis de dopamina no cérebro impedem os sintomas de Parkinson. Os níveis de dopamina são reduzidos pela ação de uma enzima chamada monoamina oxidase (MAO). Uma enzima é uma proteína produzida no corpo que decompõe as substâncias em unidades menores. Azilect bloqueia, ou inibe, a enzima MAO de quebrar a dopamina no cérebro. No entanto, se você comer alimentos que contenham tiramina, a tiramina também bloqueia MAO de quebrar (digerindo) tiramina.

Significado

Tyramine regula a pressão arterial. Como o Azilect previne a digestão da tiramina, se você tomar a medicação e ingerir alimentos ricos em tiramina, seu corpo terá altos níveis de tiramina. Isso pode fazer com que a pressão sangüínea aumente drasticamente e resulte em uma condição médica perigosa.

Riscos e Sintomas

Se a pressão sanguínea se tornar muito alta devido aos níveis de tiramina, você poderá ter uma crise hipertensiva. Neste ponto, a pressão arterial sistólica (número superior) indica aproximadamente 180 mm de mercúrio (Hg) ou mais e a diastólica (número inferior) de pelo menos 120 mm Hg. Os seguintes sintomas podem estar presentes: dor de cabeça, náusea, vômito, sudorese, ansiedade, falta de ar, batimentos cardíacos acelerados. Procure atendimento médico imediato se você experimentar qualquer um desses enquanto estiver a tomar Azilect.

Alimentos para evitar

Comer alimentos frescos e não tratados é uma boa maneira de evitar a tiramina e uma potencial reação com Azilect. Fique longe daqueles com aditivos ou ingredientes de processamento. Os níveis de tiramina são mais altos em produtos envelhecidos, secos, defumados, fermentados ou estragados. Estes incluem queijos envelhecidos (por exemplo: azul, cheddar, suíço e Stilton); carnes como salame, mortadela, carne seca; e arenque defumado ou em conserva. A fruta é boa, a menos que seja extremamente madura ou mofada. A maioria dos vegetais é aceitável, com exceção do chucrute e feijão com vagens largas, como favas.

Não coma produtos fermentados de soja, como missô, tempeh, tofu e molho de soja. O processo de fermentação produz quantidades elevadas de tiramina. Estes produtos podem ser encontrados em bases de sopa, pratos vegetarianos e condimentos. Também evite comprimidos de levedura de cerveja e produtos como amaciante de carne que contêm levedura, porque eles também contêm altos níveis de tiramina. Pães levedados levedados, exceto os tipos de massa azeda, têm pouca tiramina e não devem causar problemas.

Considerações

Como o Azilect como um inibidor da MAO tem o potencial de interagir com uma ampla variedade de alimentos, condimentos e aditivos alimentares (além dos listados em Foods to Avoid), converse com seu médico sobre a possibilidade de usar outro tipo de medicamento. Se você mudar para outro medicamento, evite tomar tiramina em sua dieta por pelo menos duas semanas após a interrupção do Azilect.