casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Perna dores e dor

Muitas condições e doenças diferentes podem contribuir para dores nas pernas e dor. A dor na perna pode afetar uma área pequena e específica ou pode irradiar para diferentes áreas. Enquanto a maioria das dores nas pernas não é devido a condições severas, você deve consultar um médico se sentir dor nas pernas persistente ou grave.

Causas

Cãibras musculares são algumas das causas mais comuns de dor nas pernas, de acordo com Institutos Nacionais de Saúde. Desidratação, uso excessivo, posicionamento estagnado e baixos níveis de cálcio, sódio, magnésio ou potássio no sangue podem levar a cãibras musculares. Certos medicamentos, incluindo diuréticos e medicamentos redutores de colesterol também podem contribuir para cólicas.

Ferimentos, como fraturas, tendões inflamados, ligamentos rompidos, isquiotibiais puxados ou dores nas canelas podem causar dores nas pernas que variam de leves a graves. . Dor nas articulações no joelho e quadril de lesão ou artrite é outra causa comum de dor nas pernas, especialmente nos idosos. Nervos comprimidos, especialmente o nervo ciático que vai da região lombar até o pé, podem causar dor aguda ou crônica nas pernas.

Coágulos sangüíneos, danos nos nervos e varizes também podem levar à dor nas pernas. Coágulos sanguíneos nas pernas podem levar a uma condição conhecida como trombose venosa profunda. A trombose venosa profunda pode ser fatal se não for tratada. O coágulo pode viajar para os pulmões ou outros órgãos principais. Tumores ósseos cancerígenos e benignos são raros, mas podem contribuir para dores nas pernas e dor.

Você pode, muitas vezes, tratar dores leves nas pernas a partir de uma lesão menor ou condições crônicas, como artrite, em casa. Elevar a perna pode ajudar a aliviar o inchaço e o descanso geralmente ajuda a diminuir a dor.

Aplique gelo em pequenas contusões e ferimentos para ajudar a aliviar a dor e a inflamação por 15 minutos de cada vez, pelo menos quatro vezes ao dia, recomenda Institutos Nacionais de Saúde.

Você pode usar mangueira de suporte ou bandagens elásticas para ajudar a aliviar a dor causada por varizes. Analgésicos vendidos sem receita médica, como paracetamol e aspirina, podem ajudar a aliviar a dor leve a moderada.

Diagnóstico

Os médicos usam vários testes diagnósticos diferentes para determinar a causa da dor nas pernas. Se você machucou sua perna, seu médico provavelmente pedirá uma radiografia e possivelmente uma ressonância magnética. Os ultrassons ajudam a identificar os coágulos sanguíneos e os arteriogramas que ajudam os médicos a verificar o fluxo sanguíneo na perna, tirando imagens de raios X depois de injetar tinta na perna. Em casos raros, onde um médico suspeita de um tumor ósseo, ele pode pedir uma cintilografia óssea ou biópsia óssea.

Tratamento Médico

O tratamento médico para a dor nas pernas depende da origem da dor. Lesões podem exigir fundição, uma cinta de perna ou até mesmo cirurgia em casos extremos. Anticoagulantes prescritos e um medicamento chamado varfarina são comuns no tratamento da trombose venosa profunda.

Grandes coágulos sanguíneos podem exigir a remoção cirúrgica. Seu médico pode remover varizes que causam dor severa ou fluxo sanguíneo ruim com um procedimento cirúrgico conhecido como remoção de veias. Os analgésicos prescritos podem ajudar a aliviar a dor nas pernas a curto prazo, embora seja melhor evitá-los para uso a longo prazo devido ao risco de dependência e efeitos colaterais.

Prevenção

Você não pode evitar dores nas pernas, especialmente dor devido a lesão. Beba muitos líquidos e coma uma dieta nutritiva para evitar desidratação e baixos níveis de nutrientes. Evite álcool e tabaco para reduzir o risco de danos nos nervos. Aqueça e esfrie adequadamente durante o exercício para evitar tensões musculares devido ao uso excessivo. Alongar os músculos das pernas regularmente pode ajudar a evitar cãibras.