casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Ciclistas e cãibras nos pés

Cãibras nos pés podem se originar a qualquer momento durante um passeio de bicicleta. A causa varia de acordo com as circunstâncias - o mesmo motociclista pode ter cãibras nos pés por diferentes razões em diferentes momentos - e aprender mais sobre sua etiologia pode ajudá-lo a encontrar soluções para a dor. Se as cãibras nos pés persistirem, piorarem ou se tornarem mais frequentes durante as suas viagens de bicicleta, fale com o seu médico.

Causas

As cãibras nos pés normalmente ocorrem nos músculos intrínsecos dos pés, os músculos finos que correm sob os arcos do seu pés. Esses pequenos músculos podem causar muita dor. Todos os músculos contêm fusos que recebem mensagens de proprioceptores, células que comunicam informações sobre a tensão muscular. Quando a taxa de informação entre as células fusiformes e outros proprioceptores está desequilibrada, seus músculos se contraem. Isso pode ocorrer em seus pés quando você anda de bicicleta, porque os eixos estão se contraindo de maneira diferente do normal enquanto você pedala. Os músculos intrínsecos do pé se contraem, mas os proprioceptores não podem ajudar a regular a tensão com rapidez suficiente.

Relaxar

Uma cãibra nos pés pode relaxar sozinha sem que você precise parar de andar de bicicleta. Em muitos casos, porém, a incapacidade de controlar o pé e a dor intensa impedem que você continue. Quando isso acontecer, incline-se e segure o pé contraído na palma da sua mão e puxe os dedos dos pés em direção ao nariz devagar e com cuidado. Se isso falhar, desmonte e tire a meia e o sapato para tentar de novo.

Alongamento

Você pode evitar as cãibras nos pés, alongando-os regularmente antes e depois do passeio. O Instituto de Pés e Tornozelos da Universidade de Beverly Hills recomenda um alongamento nos pés. Fique perto de uma parede e empurre os dedos dos pés contra a parede. Mantenha a bola do seu pé no chão e dobre os joelhos. Mantenha por 30 segundos. Repita duas ou três vezes em cada lado.

Desidratação

A desidratação pode causar ou contribuir para cãibras nos pés. Quando você suar muito, você desidrata mais rapidamente e pode perder sódio, potássio, cloreto e magnésio. Esses eletrólitos ajudam os músculos do seu corpo a se comportarem, então, se você suar todos eles, ficará mais suscetível a cãibras. Beba muita água regularmente, mas especialmente antes e durante o passeio. Bebidas esportivas que não são ricos em açúcar podem ajudar a substituir os eletrólitos. O seu médico pode prescrever quinina se você freqüentemente tem cólicas moderadas. Se você decidir tentar esta rota, esteja ciente de seus efeitos colaterais, incluindo náuseas, zumbidos nos ouvidos e surdez.