casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Mieloma Múltiplo Revlimid Side Effects

Revlimid, fabricado pela Celgene, é um derivado da talidomida que prolongou a sobrevida em pacientes com mieloma múltiplo recidivado. Alguns oncologistas usam em pacientes recém-diagnosticados, bem como relatórios da International Myeloma Foundation. Embora o Revlimid seja menos tóxico do que a talidomida, os pacientes podem apresentar efeitos colaterais, particularmente porque é freqüentemente usado em combinação com a dexametasona, um medicamento quimioterápico. Alguns efeitos secundários são graves e podem necessitar de alterar o tratamento enquanto outros podem ser controlados com medicação ou baixar a dose.

Coágulos sanguíneos

De acordo com a Food and Drug Administration, o Revlimid pode causar coágulos sanguíneos. Inchaço, vermelhidão ou sensibilidade na perna ou no braço significam um coágulo nas veias profundas e exige que os pacientes notifiquem imediatamente um profissional de saúde. Falta de ar ou dor no peito indicam uma embolia pulmonar, um coágulo que bloqueia o fluxo sanguíneo para os pulmões.

De acordo com o guia de medicação do Revlimid, outro efeito colateral potencialmente grave é a baixa contagem de sangue branco células, conhecidas como neutropenia; plaquetas, conhecidas como trombocitopenia; e glóbulos vermelhos, conhecidos como anemia. Os sintomas da contagem sangüínea baixa incluem fraqueza e fadiga, hematomas excessivos ou fáceis e sangramento incomum. Febre recorrente e infecção é um sinal de neutropenia. As pessoas com mieloma múltiplo devem fazer exames de sangue regulares para confirmar que suas contagens estão em um nível seguro.

Defeitos congênitos

O Revlimid pode causar defeitos congênitos. O fabricante relata que não foi testado em mulheres grávidas, no entanto, é quimicamente semelhante à talidomida, que causou numerosos defeitos em bebês nascidos na década de 1950. Segundo a FDA, pacientes do sexo feminino não devem engravidar enquanto tomar Revlimid e por quatro semanas antes e após o tratamento. Pacientes do sexo masculino devem evitar a impregnação de mulheres, pois não se sabe se o Revlimid passa para o sêmen. De acordo com o guia de medicação de Revlimid, testes estabeleceram que a droga causa danos fetais em animais. Para limitar a possibilidade de dano a crianças em gestação, o Revlimid é restrito a pacientes e farmacêuticos que se inscrevem no RevAssist, um programa de distribuição cuidadosamente gerenciado.

De acordo com o guia de medicação do Revlimid, a diarréia é um lado comum efeito. Pode durar mais do que alguns dias. Revlimid causa dores de estômago e obstipação, particularmente quando usado com dexametasona. Constipação severa é rara, no entanto, constipação leve ocorre com freqüência.

Outros efeitos

De acordo com o guia de medicação de Revlimid, insônia, fadiga e coceira são efeitos colaterais comuns. Outro efeito comum é erupção cutânea, que pode simplesmente aparecer como uma leve irritação. Em alguns casos, a pele muda notavelmente a cor. Cãibras musculares - uma dor repentina ou endurecimento no músculo - também é um efeito colateral comum dessa droga.

, , ] ]