casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Vasodilatação, Legumes e Citrulina

Vasodilatação é o relaxamento das artérias, um efeito benéfico que pode ajudar a baixar a pressão arterial. Muitos medicamentos anti-hipertensivos atingem seus efeitos através deste mecanismo. Substâncias vasodilatadoras também são encontradas naturalmente nos alimentos. Um exemplo é a citrulina, encontrada em melancias e melões. Substâncias como o potássio também podem ajudar no controle da pressão arterial, embora por outros mecanismos. Esta e outras substâncias benéficas para a pressão arterial ocorrem naturalmente em vários vegetais e frutas.

Melancias

melancias são ricos em vitamina C, beta-caroteno e licopeno - antioxidantes que podem ajudar a proteger contra danos causados ​​pelos radicais livres. Melancias também são uma fonte do aminoácido citrulina. No corpo, a citrulina é convertida em arginina, que por sua vez é convertida em óxido nítrico. O último é um vasodilatador. A citrulina também está presente nos melões.

Citrulina e pressão sanguínea

Vasodilatadores como a citrulina podem ser benéficos para o controle da pressão arterial. A edição de janeiro de 2011 do “American Journal of Hypertension” avaliou os efeitos da suplementação de extrato de melancia sobre a pressão arterial em indivíduos com hipertensão limítrofe. Após seis semanas de suplementação, houve uma queda significativa na pressão arterial em comparação com os indivíduos que receberam placebo. A limitação deste estudo foi que o tamanho da amostra foi pequeno; na verdade, havia apenas nove sujeitos. Embora este tenha sido o único estudo que investigou especificamente o efeito do extrato de melancia na pressão arterial, um grande corpo de evidências corrobora a ligação entre alimentos ricos em citrulina e a redução da pressão arterial, conforme revisado na edição de janeiro de 2010 do Current Opinion in Nutrição Clínica e Cuidados Metabólicos.

Sulfeto de Hidrogênio

A citrulina não é o único tipo de vasodilatador encontrado nos alimentos. A edição de 2010 da “Bratislavske Lekarske Listy” relata que o alho gera pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio no corpo, e isso causa vasodilatação e uma redução na pressão sanguínea. O mesmo estudo relata que o alho também pode normalizar os lipídios do sangue, proteger o colesterol dos danos dos radicais livres e prevenir coágulos sanguíneos. É apropriado que o alho seja tradicionalmente considerado uma erva saudável para o coração.

Nitrato, antioxidantes e antiinflamatórios

O nitrato é outro vasodilatador, e está concentrado em espinafre e beterraba. A digestão no estômago produz óxido nítrico a partir do nitrato, e isso sinaliza aos vasos sanguíneos que relaxem. Beterraba também é uma fonte de fitonutrientes únicos chamados betalains; estes possuem propriedades antioxidantes e antiinflamatórias. Espinafre é também uma fonte de nutrientes antioxidantes e anti-inflamatórios, especialmente epoxyxanthophylls.

3-n-butilftalato

O aipo é a melhor fonte de alimento de 3-n-butilftalida. A edição de outubro de 1999 da revista “Zhongguo Yao Li Xue Bao” relata que o 3-n-butilftalida tem um efeito sobre a produção do corpo de substâncias que controlam a função arterial, incluindo o óxido nítrico, um vasodilatador. O "Journal of Neuroscience" de junho de 2010 também relata que essa substância tem mais potencial como agente terapêutico para o tratamento ou a prevenção da doença de Alzheimer.