casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Curcumina e pressão alta

A pressão alta, ou hipertensão, é comum nos Estados Unidos, afetando aproximadamente 60 milhões de pessoas. A hipertensão é geralmente definida como uma leitura da pressão sistólica maior que 140 e /ou pressão diastólica maior que 85, embora outros fatores também sejam importantes. A hipertensão está ligada a níveis elevados de colesterol, aterosclerose e estresse, entre outros fatores, e aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame. O efeito da curcumina na hipertensão não foi estudado em pessoas, embora afete as propriedades e constituintes do sangue. Consulte o seu médico se a pressão arterial é alta.

Curcumina

A curcumina é o componente biologicamente ativo na raiz de açafrão, que muitas vezes é seco e moído em um pó amarelo e usado medicinalmente ou como uma especiaria. A curcumina é um remédio herbal amplamente utilizado na medicina ayurvédica indiana e, em menor grau, na medicina tradicional chinesa. A curcumina apresenta várias propriedades medicinais e às vezes é recomendada para promover a digestão, reduzir os sintomas da artrite e proteger o cérebro da doença de Alzheimer, conforme citado em “O Caminho das Ervas Ayurvédicas”. O efeito da curcumina sobre a pressão arterial não foi estudado diretamente , embora a sua capacidade de reduzir o colesterol no sangue, reduzir as reações inflamatórias e retardar a coagulação do sangue pode contribuir para prevenir ou combater a pressão alta. Colesterol - De acordo com o "Herbalism Medical", a pesquisa mostrou que a curcumina diminui circulando níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue e funciona bem como a droga Clofibrate, mas sem os efeitos colaterais. A redução da taxa de colesterol no sangue, especialmente do tipo nocivo LDL, é assumida pela comunidade médica para reduzir o risco de aterosclerose, que é o entupimento e o endurecimento das artérias. A arteriosclerose é uma causa conhecida da hipertensão arterial.

Inflamação

A curcumina apresenta fortes propriedades anti-inflamatórias, principalmente porque é um poderoso antioxidante que elimina o óxido nítrico e os radicais livres na corrente sanguínea e inibe o processo. substância inflamatória COX-2, conforme citado no livro "Aspectos bioquímicos, fisiológicos e moleculares da nutrição humana". Como tal, a curcumina pode ser benéfica para os sintomas da artrite, mas também para reduzir as reações inflamatórias que ocorrem nos vasos sanguíneos em resposta a danos. A formação de placas ateroscleróticas com colesterol é essencialmente uma resposta inflamatória em reação a fissuras nos vasos sanguíneos ou danos causados ​​por radicais livres. Ao contrário de outros inibidores de COX-2, como o Celebrex, a curcumina não é tóxica e não produz efeitos colaterais graves.

Emagrecimento

A curcumina tem uma tendência a "afinar" o sangue, o que significa reduzir a capacidade de suas células plaquetárias se agregam e formam coágulos, semelhantes aos efeitos da vitamina E. O afinamento do sangue é benéfico na redução do risco de aterosclerose e na prevenção de muitas doenças cardiovasculares, mas também aumenta o tempo de coagulação sanguínea e não é recomendado se você tiver um distúrbio de sangramento ou uso de medicação anticoagulante, de acordo com o livro “Bioquímica e Doença Humana”. Embora a curcumina pareça afetar o sangue de muitas maneiras positivas, a pressão alta é uma condição séria que deve ser supervisionada por seu médico.