casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Riscos para a Saúde da Reversão do Bypass Gástrico

O bypass gástrico é um tipo de cirurgia para perda de peso geralmente recomendada para aqueles com 100 ou mais quilos a perder, com índice de massa corporal ou IMC de 40 ou mais, e não conseguiram perder peso com dieta e exercício. Existem vários tipos de procedimentos de bypass gástrico, mas todos visam reduzir o tamanho físico do estômago e contornar uma parte dos intestinos, de modo que o corpo não pode armazenar tanta comida. Enquanto o procedimento é geralmente considerado seguro, pode haver complicações, que exigem uma reversão do bypass. Existem também riscos para a saúde associados com a reversão do bypass gástrico, que um paciente deve discutir com seu médico antes de ter a cirurgia inicial.

Ganho de peso

A cirurgia de bypass pode ajudar os pacientes a perder uma quantidade significativa de peso; no entanto, isso só torna o estômago menor e não altera os problemas comportamentais que levaram a excessos. Com a reversão, um dos riscos mais comuns à saúde é recuperar todo o peso que foi perdido quando a paciente retorna aos seus padrões alimentares típicos. Como o peso é ganho de volta, os riscos para a saúde da obesidade, como diabetes, doenças cardíacas e câncer, retornam com isso.

Vazamentos

Se os grampos ou pontos usados na cirurgia de bypass gástrico não curam corretamente , o conteúdo dos intestinos pode vazar para o estômago. Isso pode causar infecções graves e sintomas como ritmo cardíaco acelerado, dor de estômago, febre, falta de ar, náusea e mal-estar geral. Essa complicação ocorre em apenas 1% de todas as cirurgias. No entanto, o risco de desenvolver um vazamento é maior em cirurgias gástricas de revisão, que são realizadas devido a uma perda de peso inadequada ou complicações, adverte o Centro de Cirurgia Bariátrica West Penn Allegheny Health System. Cada paciente é diferente e não há estatística atual para quantos pacientes desenvolvem essa complicação, porque a cirurgia de reversão não é tão comum. Complicações de saúde da reversão também são menores em pacientes que estão em conformidade com as orientações dietéticas e de estilo de vida que lhes são dadas, após a reversão estar completa. Como o corpo cura desde o início cirurgia gástrica, cicatrizes ou aderências podem se formar no estômago e órgãos próximos. Se a cirurgia revisional for realizada, a remoção dessas cicatrizes é necessária, o que pode danificar o estômago e outros órgãos, afirma o site GastricBypass.com. Os órgãos mais comumente afetados incluem o pâncreas, fígado e baço. Danos nos órgãos podem levar a uma variedade de problemas de saúde e, em casos graves, podem ser fatais. Pode haver sangramento interno ou hemorragia e aumento do risco de infecções. A ferida em si pode ser infectada e a infecção pode se espalhar para o trato urinário. Em alguns casos, um abscesso ou uma bolsa de líquido pode se desenvolver perto do local da cirurgia. As infecções geralmente requerem tratamento antibiótico e observação atenta.

, , ] ]