casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Extrato de semente de uva e perda de peso

As uvas têm sido usadas na medicina popular européia há séculos para tratar uma ampla variedade de problemas de saúde. A pesquisa moderna está descobrindo que as uvas e os extratos de semente de uva contêm potentes propriedades antioxidantes e antiinflamatórias que podem melhorar a saúde geral e também provar ser uma ferramenta eficaz no combate à obesidade e auxiliando na perda de peso. As uvas são as frutas que crescem em plantas de videiras lenhosas no gênero Vitas. Existem mais de 10.000 variedades cultivadas em todo o mundo que podem ser de cor carmesim, preto, azul escuro, amarelo, verde ou rosa. As uvas vermelhas e roxas contêm poderosos antioxidantes conhecidos como antocianinas. A Universidade de Maryland Health Center afirma que as sementes de uvas vermelhas e roxas contêm altos níveis de vitamina E, flavonóides, ácido linoléico e os poderosos compostos antioxidantes conhecidos como complexos de proantocianidinas oligoméricas, ou OPC's.

Significância

De acordo com um artigo de autoria da KM Flegal, et al., Publicado no “Journal of American Medical Association” em janeiro de 2010, a taxa de obesidade é de 32,2% entre homens adultos e 35,5% entre mulheres adultas nos EUA, com os autores observando que a obesidade aumenta seu risco fator para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, diabetes e câncer. Um estudo conjunto de 2009 dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças e RTI International descobriu que o custo direto e indireto da obesidade pode chegar a US $ 147 bilhões por ano. Holanda, em um estudo publicado em 2004 no European Journal of Clinical Nutrition, descobriu que o extrato de semente de uva reduz a ingestão de calorias de pessoas saudáveis ​​em 4% em um período de 24 horas, o que levou os cientistas a concluir que o extrato de semente de uva pode reduzir o consumo de energia em indivíduos com excesso de peso e desempenhar um papel significativo no controle do peso corporal.

Um estudo na Espanha por Gemma Montaguta, et al., publicado em junho de 2010 no “Journal of Nutritional Biochemistry” descobriu que uva O extrato de semente melhorou a resistência à insulina, fazendo com que os receptores de insulina voltassem a atuar novamente e restaurassem uma função mais jovem, uma descoberta que pode ser útil no tratamento do ganho de peso em pessoas com diabetes e pré-diabetes.

D iego A. Moreno, Ph.D., conduziu uma pesquisa publicada em 2003 em “Nutrição” que mostrou que fitoquímicos bioativos em extrato de semente de uva inibiam as enzimas de metabolização de gordura lipase pancreática e lipoproteína lipase, sugerindo que o extrato de semente de uva pode ser útil como tratamento para limitar a absorção de gordura na dieta e o acúmulo de gordura no tecido adiposo. Considerações

O extrato de semente de uva está disponível em farmácias, mercearias e lojas de produtos naturais em cápsulas, comprimidos e líquidos. O Centro de Saúde da Universidade de Maryland recomenda procurar produtos que declarem que sejam padronizados para 40 a 80 por cento de proantocianidinas, ou um conteúdo de OPC não inferior a 95 por cento.

Aviso

Extratos de semente de uva não são recomendados para crianças ou mulheres grávidas ou amamentando, de acordo com a Universidade de Maryland Health Center, que acrescenta que os extratos também podem aumentar o sangramento se tomado em combinação com outros anticoagulantes, como a varfarina. Os Institutos Nacionais de Saúde relatam que alguns efeitos colaterais foram notados, incluindo um couro cabeludo seco e coçando; tontura; dor de cabeça; pressão alta; urticária; indigestão; e náusea