casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Top 10 maneiras de contratar o HIV

A infecção pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) leva à condição conhecida como AIDS ou doença da imunodeficiência adquirida, de acordo com a Mayo Clinic. No entanto, porque o HIV não pode sobreviver por muito tempo fora do corpo humano, o número de maneiras que ele pode ser transmitido é restrito ao contato com fluidos corporais contaminados. Isso ocorre porque o vírus está presente em fluidos como sangue, sêmen, fluidos vaginais e saliva.

Unprotected Anal Sex

Avert é uma organização de caridade com sede no Reino Unido que foi fundada em 1986 com o objectivo específico de combater a propagação do VIH e SIDA, fornecendo informações fiáveis sobre as doenças. Segundo a organização, as chances de contrair o HIV através do sexo anal são cerca de 70%. A região anal é mais delicada que a vagina; é mais provável que sofra lesões durante a relação sexual. Como tal, o vírus ganha acesso ao corpo através de lesões, que podem ocorrer durante o sexo anal desprotegido.

O sexo vaginal desprotegido

A AIDS.org observa que há uma probabilidade de 62 a 66% de contrair o HIV via HIV. sexo vaginal desprotegido. Isso ocorre porque o vírus geralmente está presente nos fluidos sexuais de pessoas infectadas. Contaminação geralmente ocorre quando o vírus entra em um homem através de feridas no pênis. Considerando que o vírus geralmente invade as mulheres através das paredes vaginais ou do útero.

O uso de drogas por via intravenosa

A AIDS.org estima que há 30% de chance de contrair o HIV através do uso de drogas intravenosas se as seringas forem compartilhadas. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças explicam que o sangue infectado permanece muitas vezes dentro da agulha de uma seringa usada. A contaminação do sangue pode, assim, contaminar a próxima pessoa que usa a seringa.

Embora isso geralmente seja comum entre usuários de drogas ilegais, isso pode acontecer facilmente entre pessoas que usam medicação intravenosa se compartilharem seringas. Compartilhamento de seringas e agulhas é extremamente mal aconselhado.

Gravidez e parto

Segundo a AIDS.org, há uma probabilidade de 20 a 30 por cento de bebês contraírem HIV de suas mães durante a gravidez e o parto. A infecção geralmente ocorre durante o parto. No entanto, isso pode ser reduzido se a mãe infectada está recebendo medicação antiviral. Amamentação

Avert observa que há uma probabilidade de 14 por cento de mães infectadas contaminando seus bebês através da amamentação. No entanto, este número pode cair para cerca de 4 por cento, se a mãe está em medicação antiviral.

Oral Sex

As chances de contrair o HIV por sexo oral é inferior a 5 por cento, segundo a Universidade da Califórnia, San Francisco. A infecção geralmente ocorre quando fluidos sexuais infectados entram em cortes dentro da boca de uma pessoa não infectada, ou quando o sangue de uma ferida aberta na boca de um paciente HIV positivo entra no sistema de uma pessoa não infectada. A Clínica Mayo adverte que O contato com sangue infectado carrega uma alta probabilidade de infecção pelo HIV. No entanto, Avert aponta que os avanços na triagem de doenças e testes reduziram a probabilidade de isso acontecer a menos de 5 por cento. Tatuagens e piercings mais respeitáveis usam equipamentos de piercing descartáveis. Portanto, as chances de contrair o HIV através deste método são relativamente baixas, de acordo com a maioria das fontes. Na verdade, Avert estima que a probabilidade de infecção é inferior a 4%. Então, a menos que a sala em questão reutilize equipamentos de piercing, é razoável supor que esta atividade é relativamente segura.

Agulhas de agulha acidental

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças reconhecem uma preocupação de adquirir HIV através de picadas de agulha acidentais , como em um ambiente de cuidados de saúde. A probabilidade de isso ocorrer de fato é inferior a 3%. Isso ocorre porque a maioria das clínicas, hospitais e instituições de saúde seguem protocolos muito rígidos em relação ao descarte seguro de material contaminado.

Reprodução de Esportes

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças observam que há uma probabilidade muito baixa de contrair o HIV através de esportes de contato. O risco de infecção ocorre somente se os atletas sofrerem feridas que não são imediatamente tratadas. Isso proporciona uma oportunidade para a transferência de sangue entre atletas infectados e não infectados.

, , ] ]