casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Complicações da artroscopia do ombro

A cirurgia de ombro pode ser necessária para tratar uma variedade de condições musculoesqueléticas que podem causar dor e limitar a amplitude de movimento no ombro. As condições comuns do ombro tratadas com artroscopia do ombro incluem lesões no tendão do manguito rotador, síndrome do impacto e luxações recorrentes, afirma a Academia Americana de Cirurgiões Ortopédicos, ou AAOS. Cirurgiões podem recomendar a artroscopia do ombro, um procedimento cirúrgico usado para visualizar, diagnosticar e tratar problemas dentro de uma articulação. Embora este procedimento é bastante seguro, os pacientes devem estar cientes das possíveis complicações.

Dano Tissue

MayoClinic.com afirma que o tecido ou em torno da articulação do ombro pode ser danificado durante a artroscopia do ombro. Isso ocorre porque os instrumentos que são inseridos na articulação do ombro podem danificar os nervos, ossos, cartilagens e vasos sanguíneos. Essa complicação é incomum, de acordo com MayoClinic.com, e se correlaciona com a experiência do cirurgião. Assim, os pacientes que consideram a artroscopia do ombro devem ter certeza de que um cirurgião do ombro experiente está realizando a cirurgia. Após o procedimento, os pacientes devem sempre informar ao cirurgião se estão com sangramento excessivo, dor excessiva, dormência ou rigidez na articulação do ombro.

Coágulos sanguíneos

Os coágulos sanguíneos são uma complicação comum associada à artroscopia do ombro , afirma MayoClinic.com. Os coágulos sanguíneos são uma complicação comum em qualquer cirurgia, especialmente se a cirurgia durar mais de uma hora. Coágulos sanguíneos ocorrem devido a danos nos vasos sanguíneos adjacentes. Um paciente deve informar ao médico se ele está com inchaço, dor excessiva ou calor no ombro ou no braço, já que estes podem ser um sinal de um coágulo sanguíneo. Além disso, um coágulo de sangue do ombro pode viajar para os pulmões e causar uma embolia pulmonar. Embolia pulmonar causa dor no peito e dificuldade para respirar, e morte em casos graves. Assim, o tratamento médico imediato é necessário se houver suspeita de embolia pulmonar.

Infecção

Todas as cirurgias apresentam o risco de infecção, incluindo a artroscopia do ombro. Uma infecção pode ocorrer porque a pele, os instrumentos cirúrgicos e os membros da equipe cirúrgica carregam bactérias que, apesar dos esforços de esterilização e sanitização, podem entrar no local da cirurgia. Em casos mais graves, uma infecção pode se espalhar para o resto do corpo e causar febre, calafrios ou suores noturnos. Embora um cirurgião esterilize o local da cirurgia e os instrumentos cirúrgicos, o paciente deve sempre procurar os sinais de infecção após a artroscopia do ombro. Ele deve informar imediatamente ao seu médico se ele sentir dor excessiva, calor, vermelhidão ou drenagem de qualquer ferida cirúrgica. O tratamento precoce pode reduzir a gravidade e prevenir a propagação da infecção.

, , ] ]