casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

A vitamina B-12 afeta os níveis de estrogênio?

Quando falamos de estrogênio, na verdade estamos falando de um grupo de hormônios sexuais femininos e não de uma única substância. Os estrogênios afetam muitos processos corporais, incluindo os mais óbvios e conhecidos, como o desenvolvimento das características sexuais femininas e o ciclo reprodutivo. A vitamina B12 é uma das vitaminas solúveis em água. Pode haver uma conexão entre estrogênio e vitamina B12.

Estrogênios

Estrona e estradiol são as formas mais prevalentes de estrogênios. Como hormônios, os estrogênios viajam através da corrente sanguínea e interagem com as células do seio, útero, ossos, fígado, cérebro e coração. Os níveis de estrogênio normalmente flutuam durante o ciclo menstrual e começam a diminuir à medida que a mulher se aproxima da menopausa. Os estrogênios também têm efeitos menos conhecidos, como o seu efeito sobre o colesterol, que ajuda a prevenir doenças cardíacas em mulheres pré-menopáusicas.

Vitamina B12

A vitamina B12 está naturalmente disponível em alguns alimentos; Ele pode ser adicionado a alguns alimentos e também está disponível na forma de suplementos dietéticos e como um medicamento de prescrição. Os seres humanos usam vitamina B12 para a formação de glóbulos vermelhos, para funções neurológicas e para fabricar DNA. Carne, peixe, aves, ovos, leite e produtos lácteos são boas fontes alimentares de vitamina B12; a maioria das plantas não contém essa vitamina, mas pode ser adicionada a cereais matinais e produtos derivados de grãos.

Pesquisa

Um estudo publicado em janeiro de 2000 “Mayo Clinic Proceedings” descobriu que mulheres pós-menopáusicas que receberam estrogênio terapia por seis meses não mostrou mudanças significativas nos níveis de vitamina B12. Outro estudo, publicado no "International Journal of Vitamin Research" de janeiro de 2006, descobriu que mulheres obesas pós-menopausadas que tomavam vitamina C contendo vitamina C, folato, vitamina B6 e vitamina B12 durante um período de 8 semanas tinham níveis aumentados de estradiol, um dos hormônios estrogênicos primários.

Mais Pesquisa

Um artigo no Maturitas de abril de 2005 relatou um estudo de mulheres na pós-menopausa que também haviam sido submetidas à remoção cirúrgica do útero e dos ovários. Algumas das mulheres receberam estradiol como um spray nasal e um grupo de controle não recebeu a medicação. Entre aquelas mulheres que receberam estradiol, os níveis de vitamina B12 mostraram uma tendência a aumentar, enquanto os níveis de vitamina B12 no grupo controle não mudaram.

Considerações

Neste momento, a conexão exata entre a vitamina B12 e os estrogênios é não claro. A deficiência de vitamina B12 na maioria das mulheres é improvável. A maioria das pessoas que consomem uma dieta balanceada, incluindo carne e produtos lácteos, provavelmente não desenvolverá deficiências de vitamina B12, mas os vegetarianos precisam tomar mais cuidado para garantir que sua ingestão seja adequada. De acordo com o Escritório de Suplementos Dietéticos, a ingestão recomendada de vitamina B12 varia, de 0,4 microgramas para crianças desde o nascimento até seis meses de idade, para 2,8 microgramas para uma mulher que está amamentando.