casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

O que são alergias sazonais?

Visão geral

Uma alergia é uma resposta imune equivocada a um gatilho externo chamado alérgeno. As alergias sazonais são reações alérgicas que você experimenta em alérgenos aos quais você está exposto durante períodos específicos do ano.

O médico generalista inglês John Bostock fez a primeira descrição dos sintomas alérgicos sazonais, chamados de “febre do feno”. em 1819. Considerou-se uma nova condição rara. Embora sua incidência tenha aumentado na Grã-Bretanha durante o século XIX, ainda era bastante incomum no início do século XX.

O termo "alergia" foi cunhado pelo pediatra vienense Claude von Pirquet em 1906 para descrever espirros em escolares. expostos ao pólen. Ele concebeu o termo para significar "reatividade alterada", um estado que afetou apenas algumas pessoas, mas não a maioria.

A Epidemia de Alergia

Embora alguns fenômenos alérgicos tenham sido descritos em textos médicos antigos, o feno sazonal atual a febre parece ser uma doença pós-industrial, que aumentou progressivamente nos últimos 200 anos. A alergia nasal (rinite alérgica), a manifestação mais comum da alergia sazonal, tornou-se mais prevalente nos dias atuais, com um aumento dramático nos EUA nas últimas décadas, aumentando de 10% da população em 1970 para 30% em 2008.

Gatilhos para Alergias Sazonais

Os gatilhos mais comuns para alergias sazonais são grãos de pólen e esporos de mofo. Seu nível de exposição a estes varia não apenas com a estação, mas também com a sua localização e o clima.

Os Estados Unidos continentais podem ser divididos em 10 regiões geográficas com padrões de pólen distintos: Nordeste, Sudeste, Subtropical, Grandes Lagos, Norte Central, Sul Central, Montanhas Rochosas, Deserto, Sudoeste Costeiro e Noroeste. Como regra geral, as árvores em todas as regiões tendem a polinizar no final do inverno e início da primavera, as gramíneas polinizam no meio da primavera e a maioria das ervas daninhas polinizam no verão. Quanto mais ao sul e quanto mais quente a temperatura média anual, quanto mais cedo as plantas liberam pólen e mais tarde terminam as estações do pólen. A produção local de pólen terminará com a primeira geada.

Em qualquer região, a exposição ao pólen é maior nos dias claros e ventosos, porque o vento espalha os grãos de pólen. O pólen de ervas daninhas, por exemplo, é o principal alérgeno do final do verão em grande parte dos Estados Unidos. Seus grãos foram encontrados a 400 milhas do mar e duas milhas de altura na atmosfera devido às correntes de vento. O vento também pode espalhar o pólen de uma região para outra.

Os esporos de mofo, em contraste, podem ser encontrados em qualquer época do ano. Seus níveis aumentam com a temperatura, então eles geralmente atingem o pico no meio ou no final do verão e são muito baixos no auge do inverno. Eles são os principais alérgenos sazonais no outono. Esporos de fungos foram divididos em “secos” e “úmidos”. Os moldes secos se comportam como pólen. Sua contagem é maior à tarde e em dias de vento. A contagem de esporos para moldes úmidos é maior nas primeiras horas da madrugada e no clima úmido. Contagens de esporos de mofo podem atingir seus níveis mais altos logo antes das tempestades. Esses picos têm sido associados a um aumento nos ataques de asma.

Você pode descobrir quantos pólens e esporos de mofo estão em sua área em qualquer dia, através do site da National Allergy Bureau da Academia Americana de Alergia e Imunologia. Muitas pessoas com alergias sazonais também são afetadas por substâncias como poeira doméstica e ácaros, às quais estão expostos durante todo o ano. Os ácaros são insetos microscópicos que se alimentam de matéria orgânica em pó doméstico, principalmente células da pele humana. Eles prosperam em ambientes úmidos e lugares moles como colchões, travesseiros, bichos de pelúcia e estofados. Suas excreções contêm alguns dos alérgenos internos mais potentes. Como as pessoas passam mais tempo dentro de casa no inverno do que no verão, os sintomas alérgicos que atingem o pico no inverno podem ser causados por alergia a poeira ou ácaros. , , ] ]