casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

CoQ10 e Fertilidade

A CoQ10, ou Coenzima Q10, um composto normalmente produzido no organismo, diminui a produção à medida que as pessoas envelhecem e em algumas condições médicas. CoQ10 está atualmente recebendo imprensa no mundo da fertilidade como uma forma de melhorar a fertilidade em homens e mulheres. O interesse tem se concentrado principalmente em mulheres mais velhas ou mulheres com baixa qualidade de ovos. CoQ10 também pode ajudar a melhorar a contagem de espermatozóides, mas mais estudos são necessários, a Clínica Mayo afirma. Não tome suplementos de CoQ10 sem a aprovação do seu médico, pois o suplemento tem efeitos colaterais e pode interagir com alguns medicamentos prescritos.

Mecanismo

CoQ10 é encontrado nas mitocôndrias, a parte da célula que produz energia, e desempenha um papel na produção de ATP, principal fonte de energia da célula. De acordo com os Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, os óvulos humanos dependem das mitocôndrias como sua única fonte de energia. As mitocôndrias nos ovos se deterioram à medida que as mulheres envelhecem, resultando na diminuição da produção de energia. Uma vez que a produção de um ovo maduro e o desenvolvimento normal do embrião inicial requerem grandes quantidades de energia, as anomalias cromossómicas e a má qualidade dos ovos aumentam à medida que as mulheres envelhecem. No esperma, o aumento da CoQ10 pode melhorar a motilidade dos espermatozóides, o que aumentaria as taxas de fertilidade, afirma o Centro Médico da Universidade de Maryland. CoQ10 também atua como um antioxidante, removendo os radicais livres, substâncias que podem danificar as células.

Estudos de Fertilidade Masculina

Um estudo realizado por pesquisadores da Universidade Politécnica de Marche relatou o uso de CoQ10 em homens com baixa contagem de espermatozóides e motilidade devido à infertilidade idiopática em maio de 2009 "Fertilidade e Esterilidade". O estudo encontrou uma correlação direta entre os dois parâmetros e a concentração de CoQ10 no fluido seminal, declarou o autor Giancarlo Balercia, MD. Homens tratados com 200 mg de CoQ10 por seis meses tiveram um aumento nos níveis do composto no sêmen, bem como aumento da motilidade dos espermatozóides. Homens com os níveis iniciais mais baixos de CoQ10 e pior motilidade espermática mostraram a maior melhora.

Estudos de Fertilidade Feminina

Um estudo relatado na edição de setembro de 2009 de “Fertility and Sterility” por pesquisadores do Toronto Centre for Advanced A tecnologia reprodutiva analisou o papel da CoQ10 na melhoria da qualidade dos ovos em camundongos fêmeas. Ratos velhos receberam CoQ10, resveratrol ou ácido R-alfa lipóico, as duas últimas substâncias conhecidas por beneficiar as mitocôndrias. Camundongos jovens receberam placebo. O autor principal Eliezer Burstein, MD, um reprodutor endocrinologista Fellow, concluiu que a suplementação de CoQ10 aumentou o número de ovos ovulados, bem como a função mitocondrial apenas nos ratos velhos que receberam CoQ10.

Dados de pesquisa sobre os benefícios de CoQ10 no tratamento da infertilidade são bastante limitados. Nos homens, a CoQ10 foi testada apenas em indivíduos com problemas espermáticos idiopáticos, ou diminuição da contagem de espermatozóides e motilidade por causa desconhecida. Diminuição da contagem de espermatozóides e motilidade resultam de várias causas que podem não ser ajudadas por este tratamento. Nas mulheres, o único estudo que mostrou benefício até agora foi um estudo em animais; resultados de estudos em animais podem não ser confirmados em humanos. O Centro de Tecnologia Reprodutiva Avançada de Toronto, juntamente com a Ferring Pharmaceuticals, patrocinou um estudo humano com 100 mulheres com idades entre 38 e 43 anos que infelizmente foi encerrado devido ao baixo número de recrutamento. , , ] ]