casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Fatos Chlorella

Chlorella, algas de água doce contendo altos níveis de clorofila, é usado para auxiliar no tratamento de muitas condições de saúde. Os possíveis benefícios para a saúde variam desde reduzir a gordura corporal e aumentar a energia até ajudar na digestão, ajudando a combater a obesidade e reduzindo o risco de doenças cardíacas. Suplementos de Chlorella são encontrados em lojas de alimentos saudáveis ​​e estão disponíveis em comprimidos, pós e extratos líquidos. Chlorella não deve ser usada no lugar da medicina convencional.

Descoberta no século 19 após a Segunda Guerra Mundial, a chlorella começou a ser estudada como uma possível fonte de alimento, devido a seus componentes nutricionais. Desde os anos 1960, os japoneses vêm estudando os benefícios de saúde propostos à chlorella. Crescendo em grandes quantidades no Sudeste Asiático e na Austrália, a chlorella é coletada, seca e esmagada em uma pasta, que é formada em comprimidos. De acordo com o Dr. Andrew Weil, falta pesquisa sobre os efeitos a longo prazo do uso de chlorella e há pouca evidência que apóie a necessidade de algas verde-azuladas em nossas dietas.

Informações Nutricionais

A Chlorella é embalada com proteínas vegetais, vitaminas, minerais, ácidos graxos essenciais e aminoácidos. Chlorella contém os antioxidantes vitamina C e carotenóides e altas concentrações de vitaminas do complexo B, observa a American Cancer Society. Os altos níveis de clorofila oferecem ao corpo magnésio e ferro.

Benefícios possíveis: Os fabricantes de suplementos de chlorella afirmam que a clorofila encontrada na chlorella pode auxiliar na remoção de toxinas do corpo e pode melhorar os sintomas da anemia. Chlorella pode estimular o crescimento da flora intestinal saudável, auxiliando na digestão, prevenindo a constipação e reduzindo os sintomas de doenças crônicas, incluindo diverticulose e doença de Crohn. No entanto, a pesquisa clínica não provou definitivamente essas alegações. Segundo a American Cancer Society, chlorella pode ter algumas propriedades anti-câncer e poderia retardar o crescimento de células cancerosas. Um estudo realizado pela Faculdade de Medicina da Virgínia, na Virgínia, pesquisou a capacidade de chlorella reduzir sinais e sintomas de doenças crônicas e melhorar a qualidade de vida em pacientes com fibromialgia, hipertensão e colite ulcerativa. O estudo, publicado em 2001, relatou que a chlorella pode reduzir a pressão arterial, acelerar a cicatrização de feridas, baixar o colesterol e melhorar a função imunológica. No entanto, pesquisas clínicas adicionais são necessárias para definir melhor os possíveis benefícios de cura da chlorella. Um estudo diferente conduzido pelos Laboratórios de Pesquisa da Chlorella Industry Co. Ltd. no Japão testou os efeitos da chlorella no declínio cognitivo e no envelhecimento em camundongos. O estudo, publicado em 2009, sugere que o uso prolongado de chlorella reduz o estresse oxidativo e pode retardar o processo de envelhecimento, auxiliando na prevenção do comprometimento cognitivo.

Chlorella é seguro para a maioria das pessoas. As pessoas que tomam anticoagulantes não devem tomar chlorella devido ao conteúdo de vitamina K1, que ajuda na coagulação do sangue. Muitos dos benefícios de saúde propostos para a chlorella não foram comprovados. Aqueles que consideram a adição de suplementos de chlorella às suas dietas devem falar previamente com um médico ou profissional treinado.