casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Qual alimento você deve evitar se estiver tendo problemas com cólica biliar?

Cólica biliar é um termo usado para descrever a dor que se origina na vesícula biliar ou nos dutos que levam da vesícula biliar ao intestino delgado. Embora “O Manual de Diagnóstico e Terapia da Merck” relata que alimentos gordurosos não são uma causa precipitante específica de cólica biliar, algumas pessoas com doença da vesícula biliar relatam aumento de sintomas depois de comer certos alimentos, como gorduras ou produtos lácteos.

Bile, um líquido composto de colesterol, lecitina, sais, água, eletrólitos e vários produtos residuais, é produzido pelo seu fígado e armazenado em sua vesícula biliar. A bile tem várias funções. Emulsiona lipídios da dieta e vitaminas lipossolúveis, facilitando sua absorção; proporciona um meio para eliminar toxinas, tais como bilirrubina e subprodutos do metabolismo de drogas; aumenta o movimento intestinal e melhora a eliminação. Sempre que a comida entra em seu intestino delgado, sua vesícula biliar se contrai e envia bile através de um ducto que se esvazia em seu duodeno. Então, a cólica biliar é desencadeada pelas respostas fisiológicas normais da vesícula biliar à alimentação.

Colecistocinina

Um dos mais potentes estimuladores da contração da vesícula biliar é um hormônio chamado colecistocinina, que é produzido pelas células que revestem o duodeno, a primeira seção do seu intestino delgado. A secreção de CCK é desencadeada quando o material rico em proteínas ou lipídios deixa o estômago e entra no duodeno. Assim, refeições ricas em proteínas ou gordurosas podem provocar cólica biliar em maior grau do que outros alimentos. Curiosamente, os médicos usam CCK injetável para testar a função da sua vesícula biliar procurando causas de dor abdominal superior.

Gatilhos

Tradicionalmente, refeições gordurosas - frituras, óleos, manteiga, molhos de queijo, doces recheados com creme, Maionese e souffles são exemplos clássicos - foram culpados pelo desencadeamento da cólica biliar. No entanto, como a proteína também estimula a secreção de CCK, você também deve inicialmente evitar alimentos ricos em proteínas. Carnes, produtos lácteos, ovos e nozes são todos frequentemente implicados como gatilhos dietéticos para a cólica biliar. Seus gatilhos pessoais provavelmente diferirão dos de outra pessoa, portanto, mantenha um diário alimentar listando os alimentos que causam sintomas e introduza gradualmente novos alimentos para identificar quais não causam nenhum problema.

Considerações

Embora alimentos específicos pode desencadear cólicas biliares, qualquer refeição pode causar a erupção dos sintomas. Alimentos que você pode tolerar em um dia podem causar problemas em outro. Para adicionar confusão, seus sintomas podem ocorrer à noite, quando o estômago está vazio. Um artigo de outubro de 1985 no “The Journal of Nuclear Medicine” demonstrou que você não precisa ter cálculos biliares ou outros sinais óbvios de doença da vesícula biliar para ter cólica biliar, e essa condição às vezes progride ao ponto que a remoção cirúrgica de sua vesícula biliar se torna necessária . Se os seus sintomas persistirem ou piorarem apesar das modificações na dieta, consulte o seu médico para discutir suas opções.