casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Dor Abdominal De Stress

As pessoas podem ver a dor abdominal e o estresse como questões separadas, mas os dois geralmente se relacionam através de meios emocionais e físicos. A ansiedade produzida pelo estresse pode interferir no sistema nervoso do corpo e interromper o funcionamento do estômago e dos intestinos. Algumas pessoas podem até perceber que sofrem de problemas estomacais quando passam por períodos difíceis de estresse.

O sistema nervoso intestinal funciona com neurônios semelhantes aos produtos químicos do cérebro encontrados no sistema nervoso central, de acordo com a Harvard Health Publications. . Quando o alimento entra no trato digestivo, os neurônios sinalizam às células musculares para se contraírem e continuarem o processo digestivo. As células nervosas do trato digestivo e do sistema nervoso central interagem à medida que o alimento se decompõe em nutrientes e resíduos.

O estresse pode interferir no processo digestivo quando as pessoas reagem à resposta de luta ou fuga, reação que faz com que as pessoas fujam ou sofram um incidente estressante. A digestão diminui ou pára quando o corpo concentra sua energia em reagir ao estresse. Falar em público, fazer um exame, participar de uma reunião importante ou outros eventos estressantes pode atrapalhar o processo digestivo de algumas pessoas, levando a distúrbios gastrointestinais ou dor abdominal. Um efeito oposto pode resultar em problemas gastrointestinais causando ansiedade e estresse, observa Harvard Health. Um ciclo de dor abdominal e estresse pode agravar os problemas para pessoas que sofrem de estresse prolongado. Sintomas Sintomas físicos comuns relacionados ao estresse e ansiedade incluem distúrbios gastrointestinais, como síndrome do intestino irritável e doença inflamatória intestinal, de acordo com Central de Saúde. Ansiedade e depressão podem resultar em problemas nos intestinos ou no cólon devido à conexão entre o trato digestivo e o sistema nervoso, levando a dor ou cólicas abdominais, inchaço, constipação e diarréia.

Crianças e adolescentes podem experimentar frequentes dor abdominal e outros problemas de estômago de estresse e ansiedade, de acordo com o site médico atualizado. Os pais que se tornam excessivamente preocupados com a dor do filho podem reforçar o problema porque a criança também fica mais ansiosa ou preocupada. Prestar mais atenção à escola da criança ou a outras atividades pode eventualmente reduzir a dor abdominal.

Aconselhamento

Várias terapias ajudam a tratar as pessoas com estresse e podem eventualmente aliviar problemas abdominais. Pessoas com ansiedade crônica causada pelo estresse podem se beneficiar da psicoterapia. Os terapeutas ajudam os pacientes a reajustar o pensamento e o comportamento negativo, para que se concentrem mais em pensamentos e ações positivos. Isso ajuda as pessoas a entender as razões de sua ansiedade para superá-lo e aliviar os sintomas físicos. A terapia de relaxamento desempenha um papel importante na redução do estresse e problemas abdominais, aponta Harvard Health. Os exercícios incluem relaxamento muscular progressivo no qual as pessoas tensionam um músculo ou grupo de músculos por vários segundos antes de liberar a tensão e continuar com grupos musculares por todo o corpo. A visualização ajuda as pessoas a imaginar lugares ou pensamentos pacíficos para produzir efeitos calmantes. Os métodos de relaxamento fornecem uma liberação emocional do estresse. Hipnose, massagem ou apenas ouvir música podem ajudar a aliviar o estresse.