casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Efeitos do Lado da Raiz da Doca Amarela

Doca Amarela é uma erva que é usada medicinalmente para as propriedades contidas em suas raízes, bem como, às vezes, suas folhas. Se você tem certas condições de pele, indigestão, constipação ou outros problemas gastrointestinais, tomar raiz da doca amarela pode ajudar devido aos seus efeitos laxativos e taninos adstringentes. A raiz da doca amarela pode causar alguns efeitos colaterais, que são mais comuns quando você toma muito da erva ou a toma por um período prolongado de tempo.

Efeitos colaterais gastrointestinais

O efeito colateral mais comum que você Pode ocorrer de tomar raiz da doca amarela é diarréia ou fezes soltas, diz o sistema de saúde da Universidade de Michigan. A diarréia é um efeito colateral típico em qualquer medicação laxativa ou erva como doca amarela. O uso prolongado ou altas doses de doca amarela podem causar outros efeitos colaterais gastrointestinais, como cólicas estomacais ou dor, náuseas e vômitos, alerta o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. A dose recomendada de doca amarela é 2 /5- a 4/5-teaspoon (2 a 4 gramas) da raiz seca, 1 /5- a 2/5-teaspoon (1 a 2 mL) da tintura ou 2 /5 a 3/5-colher de chá (2 a 4 mL) do extrato líquido. Se você tem obstruções intestinais, não deve tomar a doca amarela devido ao risco de complicações. Doca amarela também contém antraquinonas, que podem passar pelo leite materno e causar diarréia em bebês que estão amamentando de mães que tomam a erva, observa Drug Digest.

Bexiga e pedras nos rins

O uso excessivo da raiz da doca amarela pode causar pedras na bexiga ou nos rins, ou possivelmente insuficiência renal, adverte o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Esses efeitos colaterais potenciais são devidos ao conteúdo de ácido oxálico da doca amarela, que pode prejudicar os rins e o fígado. Se você é propenso a cálculos na bexiga ou nos rins, ou se tem problemas no fígado ou nos rins, evite tomar a raiz ou as folhas da doca amarela. O ácido oxálico contido na doca amarela liga-se ao cálcio no corpo, acumulando-se e formando pedras nos rins e na bexiga, explica a Drug Digest. O ácido oxálico também pode agravar a gota devido aos efeitos destes cristais nas articulações. Reações alérgicas e envenenamento

Ingerir grandes quantidades de doca amarela pode resultar em envenenamento. Além disso, você pode experimentar uma reação alérgica à raiz da doca amarela, especialmente se você for alérgico a ervas, alerta a Drug Digest. Apenas um caso de envenenamento por doca amarela que foi fatal foi relatado, observa o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh.

Níveis baixos de potássio

Se você usa excessivamente a raiz da doca amarela, você pode experimentar baixos níveis de potássio. Tomando doca amarela por longos períodos de tempo ou em doses elevadas pode causar diminuição dos níveis de potássio em seu corpo através da perda de quantidades excessivas de potássio, diz o Centro Médico da Universidade de Pittsburgh. Quando o seu corpo tem níveis baixos de potássio, pode sentir batimentos cardíacos irregulares, pressão arterial baixa ou fraqueza muscular, observa Drug Digest.