casa | | Informação em Saúde >  | Saúde | Doenças e Lesões |

Sinais e Sintomas da Hepatite C

Algumas doenças atingem como um trovão, com sintomas súbitos que o deixam às pressas. Então, há mais doenças furtivas, como a hepatite C. Essa grave infecção viral geralmente não é detectada por muitos anos porque as pessoas com a doença muitas vezes experimentam poucos sintomas, até que a doença danificou substancialmente o fígado. Quando os sintomas ocorrem, eles geralmente são ignorados porque não são graves o suficiente para atrapalhar a vida diária. Os sintomas da hepatite C também são altamente variáveis ​​e muitas vezes envolvem não apenas o fígado, mas também outros sistemas do corpo. Infecção inicial

Ao contrário de quando se pega resfriado ou gripe, contrair hepatite C geralmente não faz você está doente - inicialmente. Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças informam que 60% a 70% das pessoas não apresentam sintomas durante a fase inicial da doença, conhecida como hepatite C aguda. As pessoas que adoecem normalmente apresentam sintomas semelhantes aos da gripe, incluindo cansaço, dores no corpo, febre baixa, dor no abdômen superior, náusea, vômito e diminuição do apetite. Esses sintomas geralmente se desenvolvem dentro de seis a sete semanas, mas podem aparecer a qualquer momento entre duas semanas e três meses após a infecção.

A hepatite C aguda também pode desencadear sintomas relacionados ao fígado, porque a infecção irrita o fígado e pode atrapalhar sua função. Urina intensamente amarela, evacuações de cor clara e amarelecimento da pele e do branco dos olhos podem indicar problemas hepáticos relacionados à hepatite C.

Infecção crônica

A hepatite C crônica refere-se a uma infecção pelo vírus da hepatite C que dura mais de seis meses. Embora a maioria das pessoas continue se sentindo bem, os sintomas semelhantes aos da gripe que às vezes ocorrem com hepatite C aguda podem se desenvolver. Como esses sintomas relativamente leves geralmente vêm e vão, muitas pessoas os atribuem ao excesso de trabalho, à gripe estomacal ou a outra doença menor.

No entanto, esses sintomas “leves” às vezes dificultam a vida diária. A ausência de sintomas em muitos e a natureza vaga dos sintomas quando ocorrem frequentemente levam a um longo atraso no diagnóstico da hepatite C. De fato, os resultados de uma pesquisa nacional dos EUA relatada na edição de junho de 2012 da Hepatology indicam que menos da metade As pessoas com hepatite C crónica estão conscientes de que têm a doença. Muitas pessoas com hepatite C não desenvolvem sintomas claros até o fígado ficar gravemente marcado e distorcido e começar a falhar. Porque o fígado realiza inúmeros trabalhos, muitos possíveis sintomas de insuficiência hepática podem ocorrer, incluindo:

amarelecimento da pele e do branco dos olhos - inchaço da barriga - perda de massa nos braços e pernas - marcas vermelhas minúsculas, semelhantes a aranhas no rosto, pescoço e tórax - confusão, incoordenação ou comportamento bizarro - hematomas ou pequenas manchas roxas na pele

Outros sintomas

Embora a hepatite C afete principalmente a fígado, infecção a longo prazo, muitas vezes causa problemas fora do fígado com sintomas adicionais. "Cérebro nevoeiro" - esquecimento, lentidão mental e dificuldade de concentração - ocorre em cerca de um terço das pessoas com hepatite C crônica, de acordo com um artigo de fevereiro de 2015 World Journal of Gastroenterology.

Ansiedade e depressão também ocorrem frequentemente em Pessoas com hepatite C. Distúrbios auto-imunes, nos quais o sistema imunológico ataca erroneamente os próprios tecidos do corpo, são comuns com hepatite C. Por exemplo, pessoas com hepatite C frequentemente desenvolvem uma glândula tireóide hipoativa, com ganho de peso, fraqueza, constipação, irritabilidade e falta de energia. Dor nas articulações, boca seca e olhos secos são outras possíveis complicações autoimunes da hepatite C.

Próximas etapas

É impossível diagnosticar a hepatite C com base apenas nos sintomas, especialmente porque são muito variáveis. Mas é importante não ignorar os sintomas que podem indicar hepatite C. Converse com seu médico sobre seus sintomas e se o teste de hepatite C é apropriado para você.